O crescimento da economia brasileira nos últimos dez anos incluiu mais de 30 milhões de brasileiros ao mercado de consumo, o que provocou mudanças expressivas nos hábitos diários desta parcela da população.
O segmento de produtos de higiene pessoal e de cosméticos recebeu um enorme impulso com o aumento de consumo destes itens, o que levou o seu faturamento a R$ 34 bilhões em 2012, com elevação de 15,6% sobre os R$ 29,4 bilhões registrados no ano anterior. Assim, a maioria das classes sociais passou a adquirir produtos que não consumiam anteriormente e a mudar de canais de varejo para comprá-los.
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior país dentro do mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Existem 2.329 empresas atuando no mercado brasileiro e, deste total, 20 são consideradas de grande porte com faturamento líquido superior à marca de R$ 100 milhões, o que equivale a 73% do faturamento do setor.
Para atender a um número de consumidores que cresce a uma taxa de superior à do Produto Interno Bruto (PIB) do País, os maiores empreendimentos concentram-se na região Sudeste, com um total de 1.445. (veja quadro abaixo) .
Os dados são da Associação Brasileira de Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) realizada entre dezembro de 2012 e janeiro deste ano com moradores da Capital paulista mostrou que os consumidores têm alguns hábitos similares na aquisição destes itens em relação ao canal de vendas e na escolha de itens que oferecem mais praticidade. As diferenças nas escolhas acentuam-se, porém, de acordo com o poder aquisitivo de cada classe social.
Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar, ressalta que as camadas D e E buscam essencialmente produtos de baixo custo e maior praticidade. Nas demais classes, o mais importante são os atributos conveniência e praticidade. Na opinião de Angelo, "os profissionais de varejo, ao conhecer os hábitos do consumidor, bem como o que determina suas escolhas para a aquisição de produtos de higiene e cosméticos, sem dúvida aumentarão suas vendas, seguindo a onda do crescimento desse setor, que está em curva ascendente há dez anos".
Batizado A preferência e a frequência de uso de canais de varejo por extrato social para aquisição de produtos de higiene pessoal e cosméticos, o levantamento entrevistou consumidores de todas as camadas socioeconômicas em empresas de vendas diretas. Do total de entrevistados, 28% pertenciam à classe A, 31% eram da B, 21%, da C, 11%, da D, e 9%, da E.
Frequências e preferências – Entre os entrevistados da classe A, 31% declararam frequentar as farmácias enquanto 30% disseram preferir esse tipo de estabelecimento. No caso dos supermercados, a frequência totalizou 24%, enquanto a preferência ficou em 21%. As lojas de shopping são frequentadas por 23%, mas 27% disseram preferir esses canais. Os vendedores porta a porta são o canal escolhido por 16% e 14% afirmaram que eles são seus preferidos. Apenas 6% frequentam as lojas de bairro e 3% as classificaram como de sua preferência.
Nos supermercados são realizadas as compras de produtos do segmento por 24% dos entrevistados da classe A. - Pablo de Souza/LUZ
Na classe B, a internet é efetivamente utilizada para a aquisição de itens de beleza e higiene por 15% dos pesquisados enquanto 7% preferem as compras via web. As farmácias são frequentadas por 32% e 39% disseram preferir esse canal. O sistema de venda direta é utilizado por 26%, enquanto 28% apreciam mais essa modalidade de comercialização. No caso das lojas de shopping, 8% frequentam estes estabelecimentos e 7% afirmaram que são as que preferem mais.
Entre a classe C, o canal com mais destaque é o da farmácia, que alcançou 37% em frequência e 34% em preferência. Os supermercados e as vendas diretas registraram empate, pois 17% desta camada da população compra com frequência em ambos os ramos do varejo. No entanto, quando escolhem o canal de compra de sua preferência, 28% ficam com as vendas diretas e 14% gostam de se deslocar ao supermercado. Em seguida, estão a internet, com 11% dos acessos e 7% da preferência, e as lojas de bairro, empatadas com 9% nos dois quesitos.
No caso da classe D, os supermercados estão em primeira posição em frequência (37%), seguidos de venda direta (21%), farmácia (19%), lojas de bairro (17%), lojas de shopping (3%) e internet (3%). A preferência deste segmento ficou com os supermercados e as vendas diretas (27), lojas de bairro (24%), internet (7%).
Entre os entrevistados do segmento E, o supermercado é o canal frequentado por 44% dos entrevistados, seguido por farmácia (30%) e venda direta (18%), lojas de bairro (4%) e internet (4%). Entre os canais apontados como os preferidos estão supermercado (39%), farmácia (31%), internet (13%), lojas de bairro (9%) e venda direta (8%).
Classificação – De acordo com o Ibevar, o levantamento foi realizado levando-se em conta a estratificação de classe social segundo o critério do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nele, a classe A tem renda familiar acima de R$ 12,4 mil, ou acima de 20 salários mínimos; a da B varia de R$ 6,2 mil a R$ 12,4 mil (entre dez e 20 mínimos); a C oscila de R$ 2,4 mil a R$ 6,2 mil (de quatro a dez mínimos); a D vai de R$ 1,2 mil a R$ 2,4 mil (de dois a quatro mínimos) e a E vai até R$ 1,2 mil, ou até dois mínimos.
Veículo: Diário do Comércio -SP