Loja na Vila Madalena tem mais de 70 opções
Incomuns nas gôndolas de supermercados paulistanos, queijos artesanais brasileiros acabam de ganhar loja especializada, na Vila Madalena.
Na nova Queijaria, estão à venda mais de 70 tipos de queijos (de R$ 30 a R$ 120, o quilo), produzidos em quatro Estados --São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
São exemplares que trazem características do clima, das pastagens e dos tipos de bactérias típicos de cada região, garimpados pessoalmente pelos sócios Fernando Oliveira e Fábio D'Aprile.
Os queijos ficam expostos na vitrine em peças inteiras ou em pedaços. Entre eles, há o do Serro (MG), com mais de 80 dias de maturação. De sabor marcante, remete à picância do parmesão.
Há ainda queijos produzidos com leite cru (não pasteurizado), como os da serra da Canastra. Passam, porém, por pelo menos 60 dias de maturação, para atender à lei federal que impede a venda de amostras mais frescas para além das fronteiras de Minas Gerais.
Há ainda exemplares orgânicos, outros feitos de leite de cabra ou o de Araxá, este produzido com leite de gado alimentado apenas com cana-de-açúcar, de textura cremosa e sabor intenso.
Na loja, os queijos tradicionais, como o tipo gouda, o de coalho, a ricota e a mozarela de búfala, dispensam qualquer tipo de conservante.
MEL, SUCO E VINHO
A Queijaria é a extensão física da loja virtual www. alimentosustentavel.com.br, que há cinco anos comercializa, além dos queijos, produtos orgânicos e peixes frescos, pescados em uma colônia em São Sebastião.
"Pela internet, não havia como provar os queijos antes de comprá-los", diz Oliveira. Capaz de explicar sobre a origem, o método de produção e as peculiaridades de cada queijo, atende seus clientes pessoalmente.
Também estão à venda mel, sucos e vinhos de pequenos produtores do Rio Grande do Sul (alguns vendidos, inclusive, sem rótulo).
Em breve, a butique vai ampliar a gama de regiões fornecedoras e inaugurar serviço informal de tábua de queijos e vinhos.
Veículo: Folha de S.Paulo