8ª World Economic Fórum da América Latina focará no futuro promissor da região

Leia em 3min

Em meio à incerteza econômica global, a América Latina tem mantido níveis estáveis de crescimento econômico e resiliência financeira ao longo da última década. A previsão é de que a região tenha um crescimento econômico de aproximadamente 4% em 2013 e é essa perspectiva encorajadora que é o foco do Fórum Econômico Mundial da América Latina, que será realizado em Lima, Peru, de 23 a 25 de abril.


"Estamos muito contentes por realizar o Fórum Econômico Mundial da América Latina, no Peru, uma das economias que mais crescem no mundo", afirma a diretora Sênior e Chefe da América Latina do World Economic Forum, Marisol Argueta de Barillas.


"O Peru é um indicativo da promessa das nações latinoamericanas. Esperamos que os resultados das discussões dessa reunião sejam uma fonte de inspiração para as ações que vão continuar a impulsionar a América Latina para um sucesso duradouro, no qual o crescimento econômico possa ser investido em capital humano e se transformar em uma fonte de desenvolvimento de longo prazo", destaca.


Sob o tema "Proporcionando Crescimento, Fortalecendo Sociedades", o oitavo encontro do World Economic Forum da América Latina será a plataforma ideal para que os mais de 650 participantes debatam sobre os fatores críticos por trás da resiliência e do desenvolvimento dinâmico da região e os desafios para a manutenção da trajetória de crescimento da região.


"Temos a certeza de que este Forum será um grande sucesso," diz o rimeiro-ministro do Peru, Juan Jimenez. "Vamos discutir questões-chaves para os países latino-americanos, em particular para o Peru. Sabemos que não podemos ter um crescimento econômico forte e saudável, sem uma inclusão social real. Estamos totalmente comprometidos com o desenvolvimento do nosso país, no entanto, estamos conscientes de que ainda há um longo caminho pela frente. Somos um país que promove o investimento e sabemos que o caminho para o crescimento econômico percorre o caminho do investimento ".


O encontro regional em Lima foi convocado com o total apoio do presidente Ollanta Humala, do Governo do Peru e dos parceiros estratégicos e regionais do Forum. O objetivo é oferecer oportunidades para compartilhar experiências bem sucedidas, lições aprendidas e melhores práticas nos setores público e privado, bem como no campo da inovação social e empreendedorismo social, para identificar ações inovadoras com o intuito de atingir o pleno potencial da região.


Para o Ministro de Economia e Finanças do Peru, Castilla Rubio nesse sentido, a intenção é aumentar a competitividade. "E produtividade é essencial. Portanto, o capital humano, inovação, instituições e infraestrutura são fatores-chaves. Teremos amplas discussões sobre estas questões durante esse Forum."


O programa também vai abordar as questões que desafiam as perspectivas da América Latina, tais como a necessidade de melhorar a conectividade regional; assegurar a transparência e o Estado de Direito; abordar a insegurança pública; preparar adequadamente para as necessidades e demandas de uma crescente classe média; proporcionar igualdade de oportunidades para a coesão social, e fazer frente às pressões relacionadas às mudanças demográficas e da urbanização.


Os co-presidentes da reunião são: a Baronesa Valerie Amos, Secretária Geral Adjunta para Assuntos Humanitários e Coordenadora do Socorro de Emergência das Nações Unidas, Nova York; o Conselheiro da Agenda Global de Riscos Catastróficos; Michel M. Lies, Diretor Executivo do Grupo Swiss Re da Suíça; Gérard.




Fonte: Assesoria de Comunicação do World Economic Forum da América Latina

 


Veja também

Feiras em São Bernardo têm preços semelhantes

Ir às compras em feiras livres em bairros diferentes de São Bernardo não garante grande economia &a...

Veja mais
Pesquisa avaliou desempenho de tomate orgânico

Experimento identificou cultivares mais adequadas para a produção, comercialização e consumo...

Veja mais
Conab coloca à venda mais 72,3 mil toneladas de trigo

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza no dia 2 de maio, mais dois leilões para a venda de mais de...

Veja mais
Um novo mercado para as pimentas

Investir em negócios relacionados com a pimenta tem se mostrado uma boa aposta para pequenos empresários, ...

Veja mais
Consumo de massa fresca cresce 84% no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, a pedido da Associação Brasileira das Indústrias de ...

Veja mais
Lego Zoom abre capital para conquistar mercado externo

Representante da Lego Education no país venderá parte da empresa para fundo e lançará a&cced...

Veja mais
País importa mais da China e reduz compras do Brasil

Já atingidas por uma queda no ano passado, as exportações do Brasil para a Argentina retrocederam a...

Veja mais
Logística é aposta para ganhar com infraestrutura

O segmento de logística, por ser diretamente ligado a melhorias de infraestrutura necessárias para o pa&ia...

Veja mais
Com preços altos, Cargill lucrou mais no Brasil em 2012

A Cargill Agrícola, subsidiária brasileira da gigante americana do agronegócio, superou os reflexos...

Veja mais