As expectativas de vendas de presentes para o Dia das Mães via internet são positivas, apesar da cautela de consumo demonstrada pelos brasileiros nos últimos meses. O canal espera bons resultados com a segunda mais importante data comercial do ano e pesquisas de entidades que medem o comportamento do e-commerce apontam estimativas de aumento nas vendas que oscilam de 15% a 25% entre a última semana de abril e a véspera da data, no dia 11 de maio.
Thiago Luz, co-fundador da Infracommerce, companhia especializada em comércio eletrônico, e presidente da Inframedia, braço da empresa responsável por análises de marketing e performance, acredita que as vendas serão expressivas pois houve um aumento significativo na venda de itens específicos para o público feminino nos últimos meses em função da criação de endereços eletrônicos destinados às mulheres. Assim, ela prevê que o setor obtenha R$ 1,3 bilhão em faturamento nas duas semanas que antecedem a data, o que indica elevação de 30% ante ao mesmo período do ano passado.
Para Luz, houve um crescimento de usuários que passaram a realizar compras pela internet. O aumento das vendas de smartphones também colaborou para o acesso mais fácil às lojas virtuais. Outro fator positivo que pode tornar verdadeiras as previsões de aumento nas vendas virtuais é a expectativa de redução nos atrasos nas entregas das aquisições via web.
Inflação assusta – Já a E-bit, especializada em informações de comércio eletrônico, acredita em um aumento mais modesto nas vendas, de 15%, devido ao aumento da inflação, que assustou os consumidores nas últimas semanas. Para o período de 26 de abril a 11 de maio, a empresa de análises espera que ocorram aproximadamente 3 milhões de pedidos, que poderão equivaler a R$ 1,055 bilhão. A cifra indica que pode haver alta nominal de 15% nas vendas em relação a igual período do ano passado, quando as vendas somaram R$ 918 milhões.
O estudo realizado pela E-bit, em parceria com o Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), indica que, para o segundo trimestre deste ano, a intenção de compra do consumidor no varejo online está avaliada em 76,5%, nível 7,4 pontos percentuais abaixo do observado nos primeiros três meses.
Para o diretor geral da empresa de análises, Pedro Guasti, o aumento da inflação reduziu a renda dos consumidores para novos compromissos. Além disso, muitas empresas diminuíram os prazos de pagamentos para produtos vendidos sem a cobrança de juros e, ao mesmo tempo, reduziram a oferta de frete grátis com o objetivo de manter suas margens de lucros.
Preferências – Os produtos que deverão ter mais saída neste Dia das Mães, de acordo com o levantamento da E-bit, são os dos grupos moda e acessórios, perfumaria e cosméticos, e telefonia. As diferenças de preços, segundo o site Buscapé, o maior da América Latina em comparação de preços, variam até 485%. Entre os itens mais procurados nas páginas do Buscapé, destacam-se os perfumes, óculos, relógios, smartphones, tablets e notebooks.
Veículo: Diário do Comércio - SP