Comércio online aposta no Dia das Mães

Leia em 2min 30s

As expectativas de vendas de presentes para o Dia das Mães via internet são positivas, apesar da cautela de consumo demonstrada pelos brasileiros nos últimos meses. O canal espera bons resultados com a segunda mais importante data comercial do ano e pesquisas de entidades que medem o comportamento do e-commerce apontam estimativas de aumento nas vendas que oscilam de 15% a 25% entre a última semana de abril e a véspera da data, no dia 11 de maio.
 
Thiago Luz, co-fundador da Infracommerce, companhia especializada em comércio eletrônico, e presidente da Inframedia, braço da empresa responsável por análises de marketing e performance, acredita que as vendas serão expressivas pois houve um aumento significativo na venda de itens específicos para o público feminino nos últimos meses em função da criação de endereços eletrônicos destinados às mulheres. Assim, ela prevê que o setor obtenha R$ 1,3 bilhão em faturamento nas duas semanas que antecedem a data, o que indica elevação de 30% ante ao mesmo período do ano passado.
 
Para Luz, houve um crescimento de usuários que passaram a realizar compras pela internet. O aumento das vendas de smartphones também colaborou para o acesso mais fácil às lojas virtuais. Outro fator positivo que pode tornar verdadeiras as previsões de aumento nas vendas virtuais é a expectativa de redução nos atrasos nas entregas das aquisições via web.
 
Inflação assusta – Já a E-bit, especializada em informações de comércio eletrônico, acredita em um aumento mais modesto nas vendas, de 15%, devido ao aumento da inflação, que assustou os consumidores nas últimas semanas. Para o período de 26 de abril a 11 de maio, a empresa de análises espera que ocorram aproximadamente 3 milhões de pedidos, que poderão equivaler a R$ 1,055 bilhão. A cifra indica que pode haver alta nominal de 15% nas vendas em relação a igual período do ano passado, quando as vendas somaram R$ 918 milhões.
 
O estudo realizado pela E-bit, em parceria com o Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), indica que, para o segundo trimestre deste ano, a intenção de compra do consumidor no varejo online está avaliada em 76,5%, nível 7,4 pontos percentuais abaixo do observado nos primeiros três meses.
 
Para o diretor geral da empresa de análises, Pedro Guasti, o aumento da inflação reduziu a renda dos consumidores para novos compromissos. Além disso, muitas empresas diminuíram os prazos de pagamentos para produtos vendidos sem a cobrança de juros e, ao mesmo tempo, reduziram a oferta de frete grátis com o objetivo de manter suas margens de lucros.
 
Preferências – Os produtos que deverão ter mais saída neste Dia das Mães, de acordo com o levantamento da E-bit, são os dos grupos moda e acessórios, perfumaria e cosméticos, e telefonia. As diferenças de preços, segundo o site Buscapé, o maior da América Latina em comparação de preços, variam até 485%. Entre os itens mais procurados nas páginas do Buscapé, destacam-se os perfumes, óculos, relógios, smartphones, tablets e notebooks.



Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Construção, comércio e indústria reduzem vagas

São Paulo - Três dos quatro setores de atividade econômica analisados na Pesquisa de Emprego e Desemp...

Veja mais
Novo Plano Safra vai priorizar armazenagem

O vice-presidente de Agronegócio e de Governo do Banco Brasil (BB), Osmar Dias, disse ontem, na reunião da...

Veja mais
Feiras em São Bernardo têm preços semelhantes

Ir às compras em feiras livres em bairros diferentes de São Bernardo não garante grande economia &a...

Veja mais
Pesquisa avaliou desempenho de tomate orgânico

Experimento identificou cultivares mais adequadas para a produção, comercialização e consumo...

Veja mais
Conab coloca à venda mais 72,3 mil toneladas de trigo

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza no dia 2 de maio, mais dois leilões para a venda de mais de...

Veja mais
8ª World Economic Fórum da América Latina focará no futuro promissor da região

Em meio à incerteza econômica global, a América Latina tem mantido níveis estáveis de ...

Veja mais
Um novo mercado para as pimentas

Investir em negócios relacionados com a pimenta tem se mostrado uma boa aposta para pequenos empresários, ...

Veja mais
Consumo de massa fresca cresce 84% no Brasil

Uma pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, a pedido da Associação Brasileira das Indústrias de ...

Veja mais
Lego Zoom abre capital para conquistar mercado externo

Representante da Lego Education no país venderá parte da empresa para fundo e lançará a&cced...

Veja mais