Logística é maior entrave à expansão dos negócios

Leia em 2min 30s

Brasil vem perdendo terreno.

Pelo menos três economias - Brasil, Rússia e Índia - que compõem os Brics têm perdido terreno para outros países quanto à capacidade de crescimento dos negócios, a exemplo de Cingapura, Finlândia, Suécia, Israel e Áustria. "Na América Latina emergem México, Colômbia, Peru e Chile", observa o gerente associado de auditoria da Grant Thomton Brasil, Paulo Sérgio Dortas.

Segundo ele, a carência de infraestrutura, o excesso de burocracia e a deficiência em sistemas de comunicação e tecnologia estão entre os maiores desestímulos para investidores nesses países, inclusive no Brasil. Sua avaliação é sustentada pela pesquisa International Business Reporte (IBR), realizada recentemente junto a 12.500 empresas de 44 países, que avaliou as maiores restrições para o crescimento de seus negócios.

O estudo revelou que 45% das companhias presentes nos países que formam os Brics citaram a infraestrutura de transporte (logística) como um dos maiores entraves a sua expansão. Esse resultado significou um aumento de 21% em relação ao registrado no ano passado e bem acima da média global, que ficou em 12%. Na Rússia, essa preocupação atingiu 74% dos empreendedores, enquanto na Índia tem afetado 59% deles. No Brasil, a deficiente infraestrutura é entrave para 21% das empresas, enquanto na China atinge 22%.

Já o ambiente regulatório e a burocracia são considerados entraves para 55% dos empresários dos Brics. Os mais incomodados são os empreendedores da Índia e da Rússia. Em cada um desses países, eles atrapalham 69% das empresas. Esse é um problema para 47% dos empresários em atuação no Brasil e para 36% dos que fazem negócios na China.

ICT - Para 47% dos entrevistados, a infraestrutura em Informação, Comunicação e Tecnologia (ICT) é outra grande restrição ao crescimento das empresas. Esse resultado significou um crescimento de 19% em relação ao ano passado. Os líderes da Índia e Rússia são os mais preocupados, com percentuais de 64% e 63%, respectivamente. No Brasil, é motivo de insatisfação para 36% dos empresários e, na China, para 28%.

"Os investimentos em infraestrutura parecem ter ficado aquém do crescimento", observa Dortas, lembrando que, desde 2002, os Brics responderam por mais de 30% da economia global. E que, nos próximos cinco anos, essa participação deve passar para 37%. Em sua avaliação, esse descompasso representa um risco, não apenas para as economias dos próprios países, mas para a de todo o mundo.

Dos quatro países, o que alcançou o pior desempenho em 2012 foi o Brasil, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,9%. Na Rússia o aumento foi de 3,4%; na Índia alcançou 5%, e na China, com o menor resultado dos últimos dez anos, o incremento foi de 7,8%.

"Estamos pessimistas. Infelizmente o Brasil tem deixado de ser de interesse dos empreendedores", avalia Dortas. "Se o pacote de infraestrutura anunciado no ano passado sair do papel, haverá alguma esperança. Mas já estamos quase no meio do ano, o que significa que estamos perdendo tempo e atratividade", lamenta.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

As perspectivas da indústria do plástico

Em 2013, a indústria brasileira de transformação do plástico espera aumento em sua produ&cce...

Veja mais
Estudo avalia consumo na AL

Compra de bens não duráveis colabora para o crescimento do PIB em toda a região.Assim como observad...

Veja mais
Construção, comércio e indústria reduzem vagas

São Paulo - Três dos quatro setores de atividade econômica analisados na Pesquisa de Emprego e Desemp...

Veja mais
Novo Plano Safra vai priorizar armazenagem

O vice-presidente de Agronegócio e de Governo do Banco Brasil (BB), Osmar Dias, disse ontem, na reunião da...

Veja mais
Comércio online aposta no Dia das Mães

As expectativas de vendas de presentes para o Dia das Mães via internet são positivas, apesar da cautela d...

Veja mais
Feiras em São Bernardo têm preços semelhantes

Ir às compras em feiras livres em bairros diferentes de São Bernardo não garante grande economia &a...

Veja mais
Pesquisa avaliou desempenho de tomate orgânico

Experimento identificou cultivares mais adequadas para a produção, comercialização e consumo...

Veja mais
Conab coloca à venda mais 72,3 mil toneladas de trigo

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza no dia 2 de maio, mais dois leilões para a venda de mais de...

Veja mais
8ª World Economic Fórum da América Latina focará no futuro promissor da região

Em meio à incerteza econômica global, a América Latina tem mantido níveis estáveis de ...

Veja mais