Pesquisa realizada pela Ernst & Young aponta que até 2021 a venda de bens e serviços brasileiros ao exterior irá crescer de 50% a 100% em praticamente todos os setores de exportação do país.
Neste cenário, a China aparece como o principal parceiro comercial do Brasil, já que as exportações brasileiras para o país passarão de US$ 44 bilhões, em 2011, para US$ 125 bilhões em 2021. A essa altura, o mercado chinês representará mais para o Brasil do que Estados Unidos e América Latina juntos. Os três setores que experimentarão os maiores aumentos no volume de negócios serão metais, combustíveis brutos e minerais.
O estudo Time to tune in: Latin American companies turn up the volume on global growth, realizado em cooperação com a Oxford Economics, traz dados sobre a estratégia de internacionalização de empresas brasileiras e aponta que atualmente 68% das receitas das empresas nacionais que operam fora do país vêm de países emergentes.
– Esses países apresentam altas taxas de crescimento e oportunidades para desenvolvimento de negócios que têm atraído cada vez mais empresas, incluindo as brasileiras. Para elas, competir no exterior também é um passo importante para que ganhem competitividade e possam se diferenciar no mercado brasileiro – comenta André Ferreira, sócio-líder de Mercados Estratégicos da Ernst & Young Terco.
Baseado em entrevistas com mais de 600 empresários do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México, realizadas entre novembro e dezembro de 2012, o relatório aponta que a expansão para além das fronteiras nacionais é necessária para preparar as empresas para novos desafios domésticos e estrangeiros.
O estudo mostra que a estratégia predominante dos brasileiros que investem no exterior é a aquisição de empresas nos países de destino. O fato de estas empresas já estarem em conformidade com as características do mercado local e com a regulamentação internacional explica este movimento. Para adequar-se ao ambiente em países que contam com uma realidade distinta da brasileira, as empresas têm buscado diversificar cargos de gestão, atraindo profissionais com experiência internacional.
Números
- 100% é o índice de crescimento que as exportações brasileiras ao exterior podem atingir até o ano de 2021
- 44 bilhões de dólares foi o arrecadado com exportações à China em 2011; número pode chegar a US$ 125 bi em 2021
Veículo: Diário Catarinense