Após fechar os primeiros três meses do ano com desempenho abaixo do esperado, a Natura espera apurar crescimento de receita mais robusto apenas na segunda metade deste ano, como reflexo de lançamentos de produtos programados para o atual trimestre. "Teremos sinais positivos de recuperação de receita no segundo trimestre, mas o maior impacto dos atuais esforços virá no terceiro e quarto trimestres", disse o diretor-presidente da fabricante de cosméticos, Alessandro Carlucci, em teleconferência realizada na última sexta-feira.
A empresa colocará no mercado no segundo trimestre uma nova linha de produtos de higiene pessoal, chamada SOU, contendo itens para cabelo e corpo, categorias em que a empresa perdeu participação de mercado no último ano.
A companhia encerrou 2012 com participação de mercado de 13,4%, o que representou uma queda de 1 ponto percentual sobre o ano anterior, com redução no segmento de higiene pessoal. "Os lançamentos programados para 2013 vão permitir recuperar a competitividade e o market share", acrescentou.
Para apoiar os lançamentos previstos, Carlucci afirmou na última sexta-feira que os investimentos em marketing "vão crescer nos próximos trimestres, o que já estava previsto no orçamento".
A Natura divulgou na quarta-feira lucro líquido de R$ 124,6 milhões para o primeiro trimestre, o que configurou uma queda anual de 17,7%.
A receita líquida, considerando apenas as operações no Brasil, subiu 2,1%, a R$ 1,16 bilhão, em meio à baixa atratividade da campanha promocional no início do ano, além de um período de férias mais longo, dada a proximidade do Carnaval ao mês de janeiro. "As vendas ficaram significativamente abaixo do esperado pela empresa... mas temos boa expectativa para o ano", assinalou Carlucci.
Veículo: Diário do Comércio - SP