Pernambuco sai na frente e poderá ganhar a primeira unidade nordestina da multinacional de produtos de consumo
Maior multinacional de consumo do mundo, a Procter&Gamble (P&G) está negociando a instalação de uma nova fábrica no Brasil e o estado de Pernambuco é o favorito para sediar o empreendimento.
A articulação começou a ser feita ontem em um café da manhã que reuniu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o presidente da empresa no Brasil, o executivo pernambucano Alberto Carvalho. Ambos participam do 12˚ Fórum de Comandatuba, evento do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) que reúne anualmente empresários e políticos. “A Procter & Gamble está crescendo muito no Brasil e queremos acelerar ainda mais esse crescimento.
Estamos analisando vários locais (para uma nova fábrica), mas Pernambuco tem uma boa logística e um plano concreto de investimentos em infraestrutura”, disse Alberto Carvalho ao Brasil Econômico. Apesar da aproximação, ele revelou que também vai conversar com líderes de outros estados. “Gostei muito da atitude do Eduardo Campos, que é pernambucano como eu, de querer conversar tão rapidamente”, contou o executivo. O encontro entre os dois foi organizado pelo empresário João Doria Jr, presidente do Lide. “Negócios são fechados aqui todo ano. A Basf e a Pepsi, por exemplo, vieram para a Bahia por uma relação originada aqui em Comandatuba”, contou João Dória.
A P&G pretende inaugurar, no começo de 2014, uma nova fábrica do município de Seropédica, no Rio de Janeiro.
Depois, a empresa começa a se expandir no Nordeste. Além de Pernambuco, os estados de Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Ceará também estão no radar da multinacional. Atualmente, a Procter & Gamble conta com cinco fábricas no Brasil. “Vou receber o pessoal da P&G e vamos juntos visitar algumas áreas no estado”, afirmou Eduardo Campos.
Ao ficar sabendo da negociação com o colega pernambucano, o governador da Bahia, JaquesWagner, brincou: “Já dei o número do meu celular para ele (Alberto Carvalho). Tentar atrair novos investimentos é o trabalho de qualquer governador”. No embalo da negociação da P&G, o governador baiano revelou outro negócio que está sendo feito em seu estado. “A Ferrettigroup, fabricante de lanchas de luxo, já está com um terreno escolhido no município de Candeias, onde serão feitas as lanchas maiores”.
Na saída de um debate com empresários, o presidente da Procter &Gamble encontrou a apresentadora Xuxa, que é garota propaganda da tintura creme Koleston, e a convidou para protagonizar ações de marketing da empresa nos Jogos Paraolímpicos do Rio em 2016. O convite foi aceito.
Veículo: Brasil Econômico