Empresas apostam na produção recorde de grãos

Leia em 3min

No país, expectativa de vendas ao longo de 2013 está entre 20% e 30% maior.

Os preços lucrativos registrados nas negociações da safra de grãos e o aumento da produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais e demais regiões produtoras do país, têm incentivado as aquisições de máquinas agrícolas e impulsionado as vendas da Valtra e da Massey Ferguson, empresas do grupo AGCO e especializadas na fabricação e comercialização de máquinas. As empresas participam da 20ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2013).

De acordo com o diretor comercial da Valtra, Paulo Beraldi, as expectativas em relação ao mercado são positivas, somente ao longo da Agrishow é esperado um aumento nas vendas de 10% em relação ao ano anterior, que também foi considerado positivo. No país, a expectativa é vender ao longo de 2013 entre 20% e 30% a mais.

"Os bons preços pagos pelos grãos, principalmente milho e soja, e a expectativa de uma safra sucroalcooleira maior têm incentivado a aquisição de máquinas. Além disso, a redução da oferta de mão de obra no campo, o que alavanca os custos de produção, também tem contribuído para que os produtores invistam cada vez mais na mecanização", disse Beraldi.

Para atingir os objetivos de venda, a Valtra tem investido constantemente no lançamento de novas máquinas, cada vez mais adaptadas às demanda dos produtores.

Cenário -"O ótimo momento vivido pelo setor, o recorde da safra de grãos, os bons preços das commodities e a mecanização da produção nos dá a certeza que o cenário para a aquisição de máquinas agrícolas é otimista. O anúncio da taxa do PSI (linha de financiamento para máquinas agrícolas), de 3% ao ano, garante ao produtor linhas de crédito até o final do ano", disse Beraldi.

Nesta edição da Agrishow, a Valtra apresentou a nova linha de tratores BH Geração III, com cabine, sistema hidráulico e design que facilita o raio de giro das máquinas. As máquinas serão disponibilizadas para o mercado no segundo semestre.

A Valtra também expôs na feira a Oficina Móvel, uma solução da empresa para facilitar a manutenção de máquinas e implementos agrícolas dentro da propriedade. Da mesma forma como funciona um implemento, a oficina é acoplada à tomada de força do trator e levada para o campo. Desta forma, o produtor terá uma bancada com todas as ferramentas necessárias para as mais diversas aplicações preventivas e pequenos reparos.

"No campo mesmo o produtor poderá realizar a manutenção necessária e garantir maior vida útil do equipamento sem prejudicar a produtividade da máquina em campo", disse Beraldi.

O cenário favorável também irá impulsionar os negócios da Massey Ferguson. A expectativa é que as vendas da empresa sejam ampliadas entre 10% e 15% nas negociações de tratores e entre 15% e 20% no segmento de colheitadeiras.

Para o diretor de Marketing da AGCO para a América Latina, Fábio Piltcher, além dos preços valorizados pagos pela safra de grãos e o aumento da produção de cana-de-açúcar, o interesse dos produtores em investir na aplicação de tecnologia à produção, com o intuito de ampliar a produtividade e reduzir a necessidades de mão de obra, também tem contribuído para o melhor desempenho nas vendas de máquinas agrícolas.

"O produtor tem investido cada vez mais em tecnologias que contribuam para o aumento dos lucros, e a mecanização é uma das principais formas de reduzir os custos, já que a necessidade de mão de obra diminui e os ganhos em otimização dos serviços e na produtividade são alavancados", disse Piltcher.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Sonae Sierra anuncia shopping de R$ 320 milhões

A gigante Sonae Sierra Brasil, incorporadora, proprietária e administradora de shopping centers, inaugurou na sem...

Veja mais
Unilever volta suas atenções para o mercado nordestino

A Unilever quer aumentar a participação da marca Knorr no Nordeste. O interesse não é &agrav...

Veja mais
Governo quer fazer rota do mel para erradicar pequenos agricultores da pobreza

O sertão nordestino descobriu uma nova vocação produtiva, a apicultura. Para incentivar os pequenos...

Veja mais
Milho para Nordeste agora tem prioridade

Objetivo é facilitar a remoção do cereal.Para facilitar as operações de remoç&...

Veja mais
Produtos inovadores atraem consumidores

Empresas e consumidores estão abertos ao novo. Renovar produtos e serviços diversifica as opç&otild...

Veja mais
WA Produtos de Limpeza planeja lojas física e virtual

De olho nas oportunidades do mercado, a WA Produtos de Limpeza está trabalhando para conquistar espaço ago...

Veja mais
Varejo deve contratar 5% mais

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio brasileiro, superado apenas pelo Na...

Veja mais
Floristas da Dr. Arnaldo apostam no Dia das Mães

Em tempos em que a tecnologia dita hábitos de consumo, o ato de presentear pode se tornar uma tarefa difíc...

Veja mais
Mabe fecha fábrica e pede recuperação judicial no Brasil

A Mabe Brasil, terceira fabricante de eletrodomésticos do País e dona das marcas Dako, GE e Continental, e...

Veja mais