Segundo representante do comércio no Estado, pela primeira vez a data pode superar o Natal no valor total das vendas
O Dia das Mães está chegando e o comércio cearense já se enche de expectativa para as vendas do período. A reação não poderia ser diferente, já que a data é, tradicionalmente, a segunda mais importante para o setor, atrás apenas do Natal. Com uma estimativa de movimentar R$ 230 milhões somente em Fortaleza, o Dia das Mães deste ano, porém, pode mudar um pouco a tradição. Segundo o presidente da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt, a data tem tudo para superar as comemorações natalinas.
"Nos últimos anos as vendas para o Dias das Mães vem se aproximando bastante dos números do Natal, que já foram imensamente superiores. Em 2013, caso as previsões se confirmem, podemos ter números tão positivos para a data, que dificilmente a comemoração de fim de ano conseguirá superar", comenta o presidente da Fecomércio.
De acordo com Luiz Gastão, o clima de alto otimismo do comércio para a data deste ano é decorrente de uma série de fatores, que tornam os fortalezenses mais aptos ao consumo. "Geralmente as despesas de início de ano, tais como impostos e matrículas escolares, são quitadas em março e o consumidor utiliza abril para se recuperar financeiramente. Quando chega maio, ele volta empolgado para o mercado de consumo. Há também o fato de a inadimplência e a taxa de desemprego estarem com baixos índices", afirma.
Segundo um levantamento sobre o potencial de compras, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC-CE), a estimativa é que as vendas do Dia das Mães cresçam 61,5% em 2013, ficando assim R$ 80 milhões acima do faturamento do ano passado.
Itens em destaque
Ainda de acordo com a pesquisa do IPDC, na hora de presentear a mãe, o fortalezense deve optar mais por artigos pessoais, como roupas e perfumes. No levantamento, tais itens apresentaram, respectivamente, 36,2% e 23,8% das intenções de compra.
"Há algum tempo, as pessoas aproveitavam o Dia das Mães para comprar uma geladeira, um móvel novo para a casa, ou qualquer outro item que acabava sendo útil para toda a família. Ultimamente, porém, os consumidores passaram a querer dar algo mais pessoal, que possa ser utilizado exclusivamente pelas mães. Isso tem alavancado os setores de vestuário e perfumaria", explica Gastão. Outros itens que se destacaram nas intenções de compra para 2013 foram: calçados, cintos e bolsas (7,9%), flores (7,4%), máquina de lavar roupa (7,4%) e celular/smartphone (6,2%).
Média de gastos
O IPDC também revela em sua pesquisa o quanto os consumidores de Fortaleza estão dispostos a gastar no Dia das Mães. Para 30,8%, o valor ideal é de R$ 101 a R$ 150. Outros 18,1% afirmam que vão gastar, no máximo R$ 50, enquanto 15,7% afirmaram que o presente da mão custará mais de R$ 400. O gasto médio ficou em R$ 202.
"É um valor considerado alto, pois representa quase um terço do salário mínimo (R$ 678). Acredito que as pessoas estão dispostas a se endividar um pouco para dar um bom presente neste ano", opina Gastão.
Formas de pagamento
Como já vem acontecendo em outras datas comemorativas, o pagamento à vista vem se destacando mais do que o parcelamento. Segundo o IPDC, 69,5% das respostas indicam para um pagamento em espécie, contra 33,8% com o cartão de crédito.
Por optar preferencialmente por um pagamento à vista, o consumidor também está consciente do seu poder de barganha e buscará benefícios, como promoções (55,8% de citação) e preços mais baixos (42,3%). A qualidade dos produtos (27,8%) e a beleza das vitrines (27,0%) também poderão influenciar na escolha do consumidor.
A pesquisa constata ainda que 76,8% dos consumidores pretendem comemorar o evento. Desses, 53,8% disseram que o farão em suas próprias casas, 27,4% na casa dos pais e 8,8% em restaurantes.
Veículo: Diário do Nordeste