Mercado de outlets encontra novas regiões

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Com três inaugurações previstas para este ano, o segmento de outlets desponta como atrativo e chega, pela primeira vez, na Região Nordeste. Segundo dados do Censo 2012-2013 elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os outlets hoje representam apenas 6% dos 457 centros comerciais em funcionamento no País até o fim do ano passado, mas nota-se uma participação cada vez maior deste tipo de empreendimento no mercado nacional, seguindo os passos de outros países, como os Estados Unidos.

Uma das unidades que será aberta este ano é o Outlet Fashion Fortaleza, a ser construído no município de Caucaia, localizado a pouco mais de 15 quilômetros da capital cearense. O projeto pertence a Varicred do Nordeste Empreendimentos e Participações e tem consultoria da multinacional Jones Lang La Salle. Com uma Área Bruta Locável (ABL) de quase 16 mil metros quadrados e 75 lojas, o centro comercial seguirá a mesma linha de outros empreendimentos bem sucedidos no País, como o Outlet Premium, da General Shopping, em Itupeva (SP), em que as lojas são distribuídas por um largo terreno e em um único piso.

Segundo o diretor de Locação da Jones Lang La Salle, André Costa, a escolha do local é feita baseada no interesse de lojistas que buscam estar na região e no potencial consumidor da área. "A região metropolitana de Fortaleza é a sexta do Brasil em população. Tem mostrado crescimento muito grande no varejo e no consumo, e o setor de shoppings tem crescido muito ali."

Com um investimento de R$ 80 milhões, envolvendo obras e terrenos, o Outlet Fashion Fortaleza já tem ao menos quinze players com propostas feitas e aprovadas, representando cerca de 25% da ABL total. Alguns nomes confirmados são Nike, Levi's, Carmen Steffens, TNG, M. Martan e Mc'Donalds.

De acordo com André Costa, o outlet trabalha com dois grupos de consumidores diferentes. "São dois públicos-alvo, que acabam abarcando uma grande faixa da pirâmide consumidora. Primeiro os que já consomem esses produtos e moram nos arredores, considerados A e B. E um segundo público que necessariamente não é consumidor assíduo dessas marcas nos shoppings mais sofisticados, mas que podem ser no ambiente de vendas com desconto. É um público novo, que ainda não consome tanto estes produtos."

O executivo ainda argumenta que é essencial os empreendimentos oferecerem mais do que apenas lojas para os consumidores. "Desenvolvemos projetos em regiões com grande potencial de consumo e com o adicional do turismo. É muito importante ter apelo turístico, pois visitantes podem estender a permanência para pensar em um dia de compras nos outlets."

Lançamentos

O diretor de Locação da Jones Lang La Salle ainda afirma que diversas outras iniciativas já estão em andamento. "Temos um projeto em desenvolvimento hoje no sul do Brasil, a ser lançado em cerca de dois ou três meses, e outros mais distantes, na região de Balneário Camboriú (SC), Rio de Janeiro e em São Paulo, na Rodovia Ayrton Senna."

Segundo a Abrasce, além de Nova Hamburgo (RS), que receberá o Platinum Outlet, comercializado pela Jones Lang La Salle, as cidades de São Roque (SP) e Araçariguama (SP) também têm inaugurações previstas para este ano, ambos localizados na Rodovia Castello Branco e separados por apenas 15 quilômetros de distância. Elas receberão o Catarina Fashion Outlet e o São Paulo Prime Outlets, respectivamente.

Responsável pelas obras em São Roque e por outros empreendimentos, como o Shopping Cidade Jardim e o Shopping Metrô Tucuruvi, a empresa JHSF analisa sua localização como um diferencial. É o que afirma a diretora de Planejamento e Mix, Ana Auriemo Magalhães: "trata-se de um terreno com mais de sete milhões de metros quadrados, com uma das melhores localizações próximas a São Paulo, atendido pela Rodovia Castello Branco por onde passam 40.000 veículos por dia".

Outro aspecto destacado por Magalhães é o projeto em si. "O Catarina Fashion Outlet estará integrado ao Catarina, empreendimento de uso misto e de larga escala, que será composto por torres comerciais e residenciais, estrutura de lazer completa, campo de golfe, um moderno centro empresarial, distrito hoteleiro, educacional, médico e um aeroporto executivo."

A previsão de abertura das portas é no segundo semestre deste ano. O Catarina Fashion Outlet contará com 120 lojas na primeira fase inaugurada em 2013, e terá aproximadamente 25 mil metros quadrados de ABL.

Sucesso

De acordo com Michel Cutait, especialista em shopping centers e diretor da Consultoria Make It Work, o êxito do segmento de outlets pode ser explicado pela saturação dos centros comerciais clássicos nas metrópoles. "Os shopping centers tradicionais estão enfrentando alguma dificuldade para encontrar boas áreas, nos grandes centros principalmente. Nas cidades pequenas e no interior, ainda há espaço, mas nas metrópoles os espaços estão muito escassos ou muito caros."

O consultor explica que os outlets têm três vantagens principais em relação aos shopping centers. "Há um custo de operação reduzido, geralmente contando com apenas um pavimento; favorece a logística dos varejistas, à medida que serve para desovar estoques e restantes de produção; e permite que os empreendimentos continuem sendo feitos, ainda que às margens dos grandes centros urbanos".

Cutait avalia ainda que o segmento de outlets tende a crescer: "Têm tudo a ver com a realidade do mercado consumidor brasileiro, em que grande maioria ainda é de classe C ou B, no máximo, e o preço ainda é grande atrativo".

Os empreendimentos no Brasil são baseados nos modelos americanos, geralmente localizados às margens de rodovias e na saída das metrópoles. Assim, os outlets são vistos como um bom negócio pela venda de produtos de grandes grifes a preços mais baixos do que o convencional.



Veículo: DCI


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