Varejo contratou mais temporários

Leia em 2min 20s

Estimativa é de que tenham sido geradas cerca de 3.613 vagas em MG; no país, número salta para 31,5 mil.

Considerada a segunda melhor data para o comércio varejista, o Dia das Mães, que será comemorado no dia 12 de maio, movimentou o mercado de trabalhadores temporários. Levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), em parceria com o Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), aponta a contratação de 31,5 mil trabalhadores para a data, número 5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Desse total, 3.613 pessoas serão contratadas em Minas Gerais, o que corresponde a 11,47% do total.

De acordo com a presidente da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves, os números são muito bons especialmente se levado em conta que em 2013 o Dia das Mães caiu muito próximo à Pascoa. "Esse ano as duas datas ficaram próximas, e muitos empresários mantiveram as pessoas que foram contratadas em abril para o Dia das Mães, então o índice de contratação não parece, em uma primeira análise, tão bom quanto é", explica Jismália Alves.

Minas Gerais mantém, de modo geral, os índices de contratação proporcionais à sua importância econômica para o país. O Estado passa pelo mesmo processo de interiorização econômica vivido pelo Brasil. "Minas caminha dentro do contexto do Brasil e do Sudeste. O Estado tem um interior forte. Basta ver o número de shopping centers que estão sendo abertos, que geram empregos, melhoram a qualidade de vida das pessoas e movimentam a economia das cidades. Tudo isso se reflete no mercado de trabalho temporário", afirma a presidente.

Segundo a pesquisa, 10% dos trabalhadores contratados devem ser efetivados. Jovens em situação de primeiro emprego devem ficar com 18% das vagas abertas. As mulheres devem preencher a maior parte das vagas, representando 52% das contratações. Os trabalhadores com idade entre 18 e 39 anos deverão ficar com 60% das vagas abertas. Os segmentos que mais se destacam nesse período são os de roupas, acessórios, perfumaria e aparelhos eletroeletrônicos. As principais funções contratadas pelo comércio são: atendimento, crediário, estoquistas, vendedores, repositores, promotores de vendas, fiscais de lojas e de caixa, telemarketing e embaladores.

Diante do quadro de escassez de mão de obra vivido no Brasil, Jismália Alves observa que a contratação de temporários pode se tornar uma boa estratégia para empregadores e trabalhadores. "Esse é um bom momento para que os empresários consigam avaliar e conquistar novos talentos. Especialmente para aqueles que mantiveram os contratados desde a Páscoa, foi possível fazer uma longa e criteriosa observação. Esse período pode gerar contratações muito positivas. De outro lado também é hora dos trabalhadores demonstrarem suas aptidões e qualidades sendo efetivados", alerta.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Oferta menor de batata eleva preço

No 1º quadrimestre, cotação nas principais regiões produtoras mineiras aumentou 98%.A redu&cce...

Veja mais
Mundo Verde aposta em marca própria

Para levar o projeto adiante, fez uma revisão de todo o mix, que hoje alcança a marca de 600 itens.O lan&c...

Veja mais
A vez dos remédios

A cada mês, o seu vilão. Depois do tomate ser apontado como o principal responsável pela infla&ccedi...

Veja mais
Piracanjuba apresenta bebida láctea Zero Lactose Sabor Chocolate na APAS 2013

Bebida láctea Zero Lactose Sabor Chocolate é a novidade da empresa no maior evento supermercadista no mund...

Veja mais
Representantes do setor e especialistas discutem a confiança do brasileiro no varejo durante a APAS 2013

Participantes apresentaram pesquisa realizada pela Nielsen que destacou atitudes do consumidor, fator de escolha na hora...

Veja mais
Potencial da marca própria pode ajudar a logística reversa

O impulso de compra de produtos com marcas próprias - geralmente bem mais baratos do que os de marcas famosas - d...

Veja mais
Cidade do interior de SP recebe rede de produtores orgânicos

O município de Piracaia, a 85 km de SP, tem natureza rica e nascentes protegidas de especulação imo...

Veja mais
Epoch, do Japão, abre filial no país

A fabricante japonesa de brinquedos Epoch acaba de assumir a importação e a distribuição de ...

Veja mais
Empresas de logística seguem otimistas em meio aos gargalos

As empresas do setor de logística de todos os modais estão otimistas, mesmo em meio aos gargalos vistos no...

Veja mais