Estimativa é de que tenham sido geradas cerca de 3.613 vagas em MG; no país, número salta para 31,5 mil.
Considerada a segunda melhor data para o comércio varejista, o Dia das Mães, que será comemorado no dia 12 de maio, movimentou o mercado de trabalhadores temporários. Levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), em parceria com o Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), aponta a contratação de 31,5 mil trabalhadores para a data, número 5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Desse total, 3.613 pessoas serão contratadas em Minas Gerais, o que corresponde a 11,47% do total.
De acordo com a presidente da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves, os números são muito bons especialmente se levado em conta que em 2013 o Dia das Mães caiu muito próximo à Pascoa. "Esse ano as duas datas ficaram próximas, e muitos empresários mantiveram as pessoas que foram contratadas em abril para o Dia das Mães, então o índice de contratação não parece, em uma primeira análise, tão bom quanto é", explica Jismália Alves.
Minas Gerais mantém, de modo geral, os índices de contratação proporcionais à sua importância econômica para o país. O Estado passa pelo mesmo processo de interiorização econômica vivido pelo Brasil. "Minas caminha dentro do contexto do Brasil e do Sudeste. O Estado tem um interior forte. Basta ver o número de shopping centers que estão sendo abertos, que geram empregos, melhoram a qualidade de vida das pessoas e movimentam a economia das cidades. Tudo isso se reflete no mercado de trabalho temporário", afirma a presidente.
Segundo a pesquisa, 10% dos trabalhadores contratados devem ser efetivados. Jovens em situação de primeiro emprego devem ficar com 18% das vagas abertas. As mulheres devem preencher a maior parte das vagas, representando 52% das contratações. Os trabalhadores com idade entre 18 e 39 anos deverão ficar com 60% das vagas abertas. Os segmentos que mais se destacam nesse período são os de roupas, acessórios, perfumaria e aparelhos eletroeletrônicos. As principais funções contratadas pelo comércio são: atendimento, crediário, estoquistas, vendedores, repositores, promotores de vendas, fiscais de lojas e de caixa, telemarketing e embaladores.
Diante do quadro de escassez de mão de obra vivido no Brasil, Jismália Alves observa que a contratação de temporários pode se tornar uma boa estratégia para empregadores e trabalhadores. "Esse é um bom momento para que os empresários consigam avaliar e conquistar novos talentos. Especialmente para aqueles que mantiveram os contratados desde a Páscoa, foi possível fazer uma longa e criteriosa observação. Esse período pode gerar contratações muito positivas. De outro lado também é hora dos trabalhadores demonstrarem suas aptidões e qualidades sendo efetivados", alerta.
Veículo: Diário do Comércio - MG