Mundo Verde aposta em marca própria

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Para levar o projeto adiante, fez uma revisão de todo o mix, que hoje alcança a marca de 600 itens.

O lançamento da marca própria Mundo Verde Seleção vem ao encontro da tendência universal de valorização das marcas próprias no varejo, que no âmbito mundial chegam a representar 16% das vendas, e tem na Suíça a sua maior representante, com 45%, contra apenas 4,9% no Brasil. A decisão é também balizada pelos resultados de pesquisa, realizada há quatro anos, que indicava que a maioria dos consumidores não associava os produtos comprados nas lojas com as suas respectivas marcas, mas sim à marca Mundo Verde.

O primeiro lançamento foi a Spirulina Pacífica Havaiana, em meados de 2012. Agora são mais três produtos que completam a linha: o Detox, composto para desintoxicação do organismo; o LA, suplemento que dá sensação de saciedade; e o Thermo, suplemento que auxilia no emagrecimento. Segundo o diretor-executivo da rede Mundo Verde, Sérgio Bocayuva, o projeto de marca própria vem como parte de um processo geral de reorganização da empresa. "Quando assumimos a Mundo Verde em 2009 começamos o processo de integração dos sistemas, para a partir dele, levantar os dados completos das vendas por produtos, lojas e regiões, para então traçar as estratégias. Ao mesmo tempo uma pesquisa mostrou que os nossos clientes relacionavam os produtos comprados com a nossa marca e não com as marcas originais e decidimos criar a nossa própria marca", relembra Bocayuva.

Para levar o projeto a diante, a empresa selecionou os melhores fornecedores, todos no Brasil. Foi realizada uma revisão de todo o mix, que hoje alcança a marca de 600 itens. O executivo garante que todos os produtos já estão disponíveis nas quase 250 lojas da rede. A intenção é que os produtos de marca própria sejam responsáveis por até 30% do faturamento, nos próximos cinco anos. "Elegemos parceiros que possuem excelência no processo de desenvolvimento de produtos, com qualidade reconhecida dentro do mercado brasileiro. Todo o desenvolvimento de produtos foi feito com o acompanhamento da nossa equipe. Essa nova vertente da rede será muito importante para a consolidação da Mundo Verde no mercado de saudabilidade", afirma.

Para suportar o lançamento além das mídias próprias como revista e redes sociais a Mundo Verde está investindo R$ 2,5 milhões em marketing, incluindo merchandising em TV aberta e fechada.

Minas - O Estado é visto pela Mundo Verde como uma grande oportunidade. A rede tem planos de abrir mais oito lojas em Belo Horizonte até o final de 2014 e quer chegar a 47 unidades no Estado em 2019, delas, 18 na Capital. "Minas Gerais é estratégica. Sabemos que é um mercado conservador, mas que depois de conquistado, muito fiel. Temos duas lojas performando muito bem em Belo Horizonte e muitos consumidores mineiros que compram no Rio de Janeiro. Estaremos na feira de franquias em Belo Horizonte neste mês e a expectativa é muito boa."

Em 2012 a rede Mundo Verde cresceu 40% a mais do que no ano anterior, chegando a R$ 267 milhões de faturamento, 32% deles foram Same Store Sales (SSS). No ano passado foram inauguradas 45 unidades Mundo Verde em todo o Brasil, principalmente em São Paulo e no Sul do país. Para 2013, a empresa projeta crescer 18% em faturamento e abrir 50 novas unidades franqueadas. Até 2018, estima-se que a rede atinja um faturamento de R$ 1 bilhão.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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