Varejo tem dúvidas de como detalhar impostos

Leia em 2min 30s

Apesar dos problemas, Riachuelo implantou em dois dias atualização em parte do sistema

Faltando apenas um mês para a entrada em vigor da Lei nº 12.741/12, que obriga varejistas e prestadores de serviço amostraram nas notas fiscais ou em painéis afixados em locais visíveis os impostos embutidos no preço dos produtos, o tema ainda gera dúvidas entre comerciantes e elaboradores dos softwares para o varejo.

“A Renner,por exemplo, conseguiu implantar o sistema em um dia”, conta Othon de Andrade Filho, diretor de Inteligência do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

A Riachuelo, uma das primeiras varejistas a se adequar à lei,utiliza software próprio e levou apenas um dia para implantar a atualização em sua loja no Shopping Tucuruvi. “Utilizamos o arquivo do IBPT, que contém a média tributária de todos os produtos ao longo de toda a cadeia produtiva”, diz Juliano Montroni, coordenador de Sistemas da rede de lojas.

Segundo ele, a atualização do sistema deve ser concluída até a primeira semana de junho, em todas as unidades de São Paulo, para depois seguir para o resto do país.

Montroni diz, entretanto, que pode haver dificuldade para implementar o sistema em alguns estado do país por conta de leis locais, que exigiriam homologação legal para alteração nos softwares. Ele cita como exemplo o Espírito Santo e o Tocantins.

Araquen Pagotto, presidente da Associação Brasileira de Automação Comercial( AFRAC), esclarece que a homologação de sistemas tem validade de um ano, e as atualizações e alterações apenas precisam ser comunicados à secretaria estadual responsável pelo recolhimento dos impostos. “As empresas têm apenas que comunicar as atualizações”, explica ele.

Para a Telhanorte, outra pioneira e que utiliza um sistema da empresa Linx, a adaptação do software também foi simples. “O que facilitou foi o trabalho do IBPT”, diz Renato Mazzarolo, diretor financeiro da Saint Gobain Distribuição Brasil. O problema está no tempo de implementação em toda a rede. A Telhanorte possui 36 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. 

“A nossa loja da Marginal Tietê (SP) está sendo usada como piloto. Em breve, chegaremos a outras unidades da capital paulistas, para depois irmos para nossas outras unidades. O grande problema é que a atualização é feita caixa por caixa, o que demora”, completa.

Empresa acompanha a reação dos clientes à nova informação

A Riachuelo está acompanhando de perto o recebimento da nova informação por seus clientes. “Alguns se mostram surpresos, outros não entendem do que se trata e há quem diga que é ótimo, pois poderão cobrar do governo”, conta Montroni. De acordo com ele, a intenção é promover a cidadania tributária entre os clientes. “Em muitos países, isso já está difundido”, acrescenta Mazzarolo.

“Nossa intenção é também pressionar para que haja uma reforma tributária e temos que trazer a população para discutir a questão”, finaliza Filho.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Casas Bahia expande no Nordeste

A Casas Bahia, do grupo Viavarejo, abriu ontem sua primeira loja em Alagoas, dentro de sua estratégia de expans&a...

Veja mais
CNA questiona o novo preço mínimo

A Confederação de Agricultura e Pecuária (CNA) criticou o novo preço mínimo do caf&ea...

Veja mais
M. Dias busca melhorar margens, mas analistas ainda têm indicação neutra

Esforços em busca de uma melhor eficiência operacional, para recompor margens de lucro. O roteiro da M. Dia...

Veja mais
Chineses importam menos soja

As importações de soja em grão da China somaram 3,98 milhões de toneladas em abril, uma qued...

Veja mais
Embarque de café cresce em abril

As exportações brasileiras de café verde e industrializado somaram 2,694 milhões de sacas no...

Veja mais
"Alerta Geada" para a cafeicultura paranaense já está em operação

Está em operação o "Alerta Geada", serviço do Instituto Agronômico do Paraná - ...

Veja mais
Expansão de genéricos perde fôlego

Arquirrivais no segmento de genéricos, a brasileira EMS e a Medley, controlada pela francesa Sanofi, disputam pal...

Veja mais
No México, governo diz que Mabe não vai demitir

As operações da Mabe no Estado de Querétaro, ao norte da Cidade do México, e os empregos de ...

Veja mais
Importações sobem na China, mas há duvidas sobre alta da exportação

O sólido crescimento das importações na China em abril fortaleceu a confiança na economia do...

Veja mais