Dia das Mães movimenta serviços e lojas da Capital

Leia em 2min 30s

Restaurantes projetam aumento de 10% no público neste domingo

Segunda data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães é oportunidade de bons rendimentos também para os empresários do segmento gastronômico. Os proprietários de restaurantes de Porto Alegre estimam um crescimento de cerca de 10% no público neste domingo em função das comemorações, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul (Abrasel RS).

O levantamento indica os hábitos das famílias no domingo: há uma maior saída de sobremesas e a duração das refeições demanda mais tempo. Cardápios especiais com entrada, pratos quentes e sobremesas, além de menus especialmente preparados para as crianças, são alguns dos diferenciais oferecidos.

No comércio, além das grandes redes varejistas, a chance de ampliar os lucros se estende aos pequenos empreendedores. A proprietária da floricultura Toque de Amor, Rose Pfitscher, diz que a venda de flores chega a triplicar. “O Dia das Mães, junto com o dos Namorados e da Mulher, é o que mais vende. A flor escolhida pelos filhos continua sendo a clássica rosa. As bem vermelhas são as preferidas”, relata Rose.

As cestas de café da manhã são outro destaque entre os presentes. Segundo Márcia Raeder, proprietária do Chocolate Café, a venda do produto duplica na data. “A comemoração perde por muito pouco para o Dia dos Namorados, que chega a triplicar na compra de cestas”, diz Márcia.

Em alguns casos, a possibilidade de lucrar vem em dobro, como para a esteticista Dagmar Vieira. Dona da Estética & Aromas, Dagmar trabalha como consultora da Natura há 17 anos. Nesta época, as vendas dos produtos da marca quase triplicam. “Assim como a estética recebe mais clientes, os kits de beleza têm uma procura maior.” Dagmar acredita que a demora para o frio chegar, o que ocorreu só na nesta semana, aumentou a comercialização dos produtos de beleza. “Os cremes hidratantes, principalmente faciais, além dos sabonetes, são os mais vendidos”, relata.

No Centro de Porto Alegre, os lojistas apostam em vitrines alusivas à data. Localizada na Rua dos Andradas, a Zapatto, que vende bolsas e sapatos femininos, se destaca com adornos especiais e promoções. Segundo a gerente Roseli Roza, a procura por presentes este ano ficou abaixo do normal. “Apenas nesta quinta-feira as vendas começaram a crescer. Antigamente, uma semana antes do Dia das Mães já havia fila”, ressalta Roseli. “Acreditamos no aumento das vendas para esta sexta e sábado”, avalia.

Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Gustavo Schiffino, a pesquisa feita pela entidade neste ano mostra que quase metade dos consumidores deixaria as compras para os últimos dias. “O estudo mostrou que, entre sexta e sábado, os filhos devem ir atrás dos presentes”, destaca. A CDL projeta que o faturamento do varejo da Capital neste ano supere o obtido em 2012, ficando em torno de R$ 72 milhões.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Brasil aumenta previsão de colheita, que será recorde para soja e milho

O Brasil aumentou, nesta quinta-feira, sua previsão para a colheita de grãos e oleaginosas de 2013, que de...

Veja mais
Preço do tomate começa a mostrar queda no IPC-Fipe

A queda do preço do tomate no atacado já é sentida no bolso do consumidor. Ao menos na capital paul...

Veja mais
Smartphones mais baratos estimulam as vendas em SC

Isenção de impostos reduz em 9,25% os preços dos aparelhos e aumenta a expectativa do comérc...

Veja mais
Disputa pelo leite favorece a figura do intermediador

Produção diária de 10 milhões de litros no Rio Grande do Sul é insuficiente para aten...

Veja mais
Produção de safra de grãos em Minas deve cair

Produção em Minas deve cairO oitavo levantamento para a safra de grãos, divulgado ontem pela Compan...

Veja mais
Diretor da Massas Botelho se espelhou no pai

O espírito empreendedor mudou a vida do jovem estudante Juliano Botelho e deu início ao sucesso da ind&uac...

Veja mais
Uma ferramenta para estimular as exportações

Possível instrumento para incentivar as vendas de produtos e serviços ao exterior – e abrir novos me...

Veja mais
Comida de Buteco mobiliza grandes marcas

Evento gastronômico se tornou um canal eficiente de distribuição dos produtos de seus patrocinadores...

Veja mais
Vendas crescem 1,1% no mês

Brasília - As vendas no varejo cresceram 7,34% em abril na comparação com o mesmo mês do ano ...

Veja mais