Restaurantes projetam aumento de 10% no público neste domingo
Segunda data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães é oportunidade de bons rendimentos também para os empresários do segmento gastronômico. Os proprietários de restaurantes de Porto Alegre estimam um crescimento de cerca de 10% no público neste domingo em função das comemorações, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul (Abrasel RS).
O levantamento indica os hábitos das famílias no domingo: há uma maior saída de sobremesas e a duração das refeições demanda mais tempo. Cardápios especiais com entrada, pratos quentes e sobremesas, além de menus especialmente preparados para as crianças, são alguns dos diferenciais oferecidos.
No comércio, além das grandes redes varejistas, a chance de ampliar os lucros se estende aos pequenos empreendedores. A proprietária da floricultura Toque de Amor, Rose Pfitscher, diz que a venda de flores chega a triplicar. “O Dia das Mães, junto com o dos Namorados e da Mulher, é o que mais vende. A flor escolhida pelos filhos continua sendo a clássica rosa. As bem vermelhas são as preferidas”, relata Rose.
As cestas de café da manhã são outro destaque entre os presentes. Segundo Márcia Raeder, proprietária do Chocolate Café, a venda do produto duplica na data. “A comemoração perde por muito pouco para o Dia dos Namorados, que chega a triplicar na compra de cestas”, diz Márcia.
Em alguns casos, a possibilidade de lucrar vem em dobro, como para a esteticista Dagmar Vieira. Dona da Estética & Aromas, Dagmar trabalha como consultora da Natura há 17 anos. Nesta época, as vendas dos produtos da marca quase triplicam. “Assim como a estética recebe mais clientes, os kits de beleza têm uma procura maior.” Dagmar acredita que a demora para o frio chegar, o que ocorreu só na nesta semana, aumentou a comercialização dos produtos de beleza. “Os cremes hidratantes, principalmente faciais, além dos sabonetes, são os mais vendidos”, relata.
No Centro de Porto Alegre, os lojistas apostam em vitrines alusivas à data. Localizada na Rua dos Andradas, a Zapatto, que vende bolsas e sapatos femininos, se destaca com adornos especiais e promoções. Segundo a gerente Roseli Roza, a procura por presentes este ano ficou abaixo do normal. “Apenas nesta quinta-feira as vendas começaram a crescer. Antigamente, uma semana antes do Dia das Mães já havia fila”, ressalta Roseli. “Acreditamos no aumento das vendas para esta sexta e sábado”, avalia.
Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Gustavo Schiffino, a pesquisa feita pela entidade neste ano mostra que quase metade dos consumidores deixaria as compras para os últimos dias. “O estudo mostrou que, entre sexta e sábado, os filhos devem ir atrás dos presentes”, destaca. A CDL projeta que o faturamento do varejo da Capital neste ano supere o obtido em 2012, ficando em torno de R$ 72 milhões.
Veículo: Jornal do Comércio - RS