Diretor da Massas Botelho se espelhou no pai

Leia em 2min 50s

O espírito empreendedor mudou a vida do jovem estudante Juliano Botelho e deu início ao sucesso da indústria de alimentos Massas Botelho, sediada em Uberaba, na região do Triângulo. No ano de 1991, vindo de Araxá, no Alto Paranaíba, o estudante precisava se manter na nova cidade e passou a fabricar talharim para vender. A inciativa deu tão certo que 22 anos depois o jovem empresário se transformou em exemplo de sucesso, comanda uma equipe com mais de 70 funcionários e distribui para todo o Brasil. "Em Araxá, meu pai tinha uma pequena indústria de macarrão e um restaurante. Resolvi seguir os passos dele e comecei a fabricar massas aqui. Não imaginava que aquele seria o início de uma nova vida", relembra Botelho.

Em 2012 o faturamento foi pouco superior a R$ 7 milhões. Para 2013, segundo o diretor, a meta é consolidar a presença nos mercados mineiro e paulista. "Não estamos buscando crescimento de faturamento para este ano, queremos trabalhar melhor nossas margens. Está previsto o lançamento de novos produtos na linha institucional e de pratos prontos", afirma o diretor.

A inovação faz parte da estratégia da empresa. Os produtos são pensados de acordo com as necessidades do mercado. Podem ser modificações no sabor, na embalagem ou no modo de preparo. Tudo é feito dentro da fábrica, com as equipes de nutricionistas e inspeção de qualidade. O talharim dos primeiros tempos evolui para massa de lasanha, nhoque, raviolle e capellete.

Depois, as mudanças no mercado levaram ao lançamento do pão de alho, que hoje é o maior sucesso da empresa junto com a massa de lasanha. "Estamos com alguns produtos para serem lançados este ano como a pizza de frigideira, rondelle recheado, canellone recheado. Nosso maior desafio vai ser entrar com a linha de pratos congelados: a lasanha à bolonhesa, quatro queijos e outros produtos", anuncia o empresário, sem revelar o valor do investimento.

Mesmo vivendo um bom momento, Botelho não se descuida dos desafios e dificuldades impostos pelo mercado. A economia aquecida atrai uma espécie de concorrência, muitas vezes, desleal. "A maior dificuldade hoje é na questão da ‘fábricas de fundo de quintal’, que não têm uma estrutura sanitária adequada e não são fiscalizadas. Neste sentido, essas empresas têm condições de praticar margens menores, atrapalhando assim a nossa rentabilidade, visto que nossa empresa está adequada a todos os padrões sanitários estabelecidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)."

Reclamação comum a diversos setores, a logística também é um fator de risco. A delicadeza dos produtos alimentícios exige transporte especial em baixas temperaturas, o que diminui bastante a possibilidade de trabalhar com distribuidores parceiros. A solução foi investir em frota e equipe própria para fazer a entrega até os pontos de venda.

A alta carga tributária é outro ponto que pode ser revisto na opinião do empresário. "Em Minas todos os nossos produtos têm a cobrança de 18% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e substituição tributária, quando outros estados têm os produtos com alíquota reduzida. Falando na carga tributária, neste começo de ano a presidente Dilma abaixou o ICMS da conta de energia, mas em compensação o governo mineiro elevou em 3% o custo dos produtos com o aumento da substituição tributária dos produtos. Quer dizer, tira de um lado e joga em outro", reclama.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Dia das Mães movimenta serviços e lojas da Capital

Restaurantes projetam aumento de 10% no público neste domingoSegunda data mais importante para o comércio,...

Veja mais
Disputa pelo leite favorece a figura do intermediador

Produção diária de 10 milhões de litros no Rio Grande do Sul é insuficiente para aten...

Veja mais
Produção de safra de grãos em Minas deve cair

Produção em Minas deve cairO oitavo levantamento para a safra de grãos, divulgado ontem pela Compan...

Veja mais
Uma ferramenta para estimular as exportações

Possível instrumento para incentivar as vendas de produtos e serviços ao exterior – e abrir novos me...

Veja mais
Comida de Buteco mobiliza grandes marcas

Evento gastronômico se tornou um canal eficiente de distribuição dos produtos de seus patrocinadores...

Veja mais
Vendas crescem 1,1% no mês

Brasília - As vendas no varejo cresceram 7,34% em abril na comparação com o mesmo mês do ano ...

Veja mais
Polo de Nova Serrana busca inovação para ganhar mercado

O polo calçadista de Nova Serrana, no Centro-Oeste mineiro, que neste exercício projeta crescimento de pro...

Veja mais
Vem aí o aeroporto 24 horas

O governo federal deve aprovar em breve resolução que institui o funcionamento 24 horas de órg&atil...

Veja mais
Lupa no leite

Após a prisão de um grupo suspeito de colocar ureia em leite no Rio Grande do Sul, a secretaria estadual d...

Veja mais