Evento gastronômico se tornou um canal eficiente de distribuição dos produtos de seus patrocinadores.
O concurso Comida di Buteco, que começou no dia 12 de abril e termina no próximo domingo, se tornou uma plataforma de desenvolvimento de grandes marcas, atraídas por esse eficiente canal de distribuição de seus produtos e em se comunicar com o público qualificado que, no período do concurso, soma 3,3 milhões de pessoas circulando em 400 botecos participantes - sendo 45 deles em Belo Horizonte. Em 2012 o concurso atingiu R$ 34 milhões em mídia espontânea e movimentou 74 milhões em toda a cadeia de valor impactada, apenas nos 31 dias de competição.
Criado em 2000 com a missão de resgatar e valorizar a cozinha de raiz no Brasil e estimular novas criações nos pequenos estabelecimentos, o Comida di Buteco vem cumprindo um importante papel de fomento à cultura gastronômica. O concurso incentiva o desenvolvimento do setor e principalmente ajuda a demarcar circuitos urbanos de sociabilidade e lazer através da boa cozinha dos botecos. Pioneiro nesse setor, o Comida di Buteco é um dos maiores responsáveis por contribuir para legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia nacionais, resgatando e evidenciando sotaques culinários regionais.
Em Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem sua realização viabilizada por empresas que entendem seu valor para o crescimento de suas marcas, são elas: Bohemia é a cerveja oficial do Comida di Buteco, que é apresentado pela Nestlé. Essa edição do concurso conta com o patrocínio da Hellmann’s, Prefeitura Municipal/Belotur, Gasmig/Governo de Minas; promoção da "Globo Minas"; apoio de Trident, White Horse, Pepsi, Azeite Gallo, Doritos, Amendoim Elma-Chips-Comida di Buteco, Revista Encontro, PAD, São Geraldo/Gontijo, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Abrasel, Philip Morris. E apuração da Vox Populi.
O diretor da Ambev em Minas Gerais e no Espírito Santo, Marcelo Abud, atribui à longa parceria da marca com o concurso o fato de cerveja e comida de raiz serem uma ótima combinação. "A parceria da Ambev com o Comida di Buteco completa dez anos em 2013, uma demonstração de que cerveja e gastronomia é a combinação perfeita. A marca escolhida para patrocinar esse grande evento é a Bohemia, uma das cervejas mais tradicionais do país. Os famosos pratos do concurso harmonizam sempre bem com uma Bohemia gelada."
"O objetivo da nossa participação no evento é explorar o potencial gastronômico e apresentar a versatilidade da maionese, que é percebida não apenas nos petiscos do Comida di Buteco, mas também no dia a dia do consumidor, que tem inserido o ingrediente no preparo de seus pratos preferidos", comenta o gerente de marketing da Hellmann’s, Fernando Kahane.
A gerente de marketing da Pepsico, Camila Pagamisse, afirma ser o concurso uma boa ocasião para incentivar as diferentes formas de consumo do Doritos, que pela quinta vez patrocina o circuito. "O Comida di Buteco é uma ótima oportunidade, já que podemos unir Doritos a receitas saborosas, em um ambiente que nossos consumidores geralmente freqüentam". Além de Doritos e Pepsi, o Aperitivos Elma Chips, que apresenta nas embalagens do Amendoim Japonês o logotipo do Comida di Boteco, também participa do concurso. "A ação busca uma aproximação ainda maior com o momento de consumo em bares, aproximando a marca ainda mais de seus consumidores", conclui Camila.
"Para o Comida di Buteco é um momento importante, por se tratar da primeira extensão da marca em um produto de uma companhia multinacional. Essa associação nos mostra que o concurso já tem um nível de maturidade de marca que possibilita uma parceria com um grupo tão forte como Pepsico", declara sócia-fundadora do concurso, Maria Eulalia Araújo.
Parcerias - Para a White Horse, ou Cavalinho, nome como o uísque é conhecido em algumas cidades do país, participar do Comida di Buteco é sinônimo de se tornar referência dentro dos botecos. "Queremos estar presente nas conversas de bar e o Comida Di Buteco é um parceiro muito importante nessa jornada, pois está totalmente relacionado com o ambiente "butequeiro", sendo um eventos gastronômico com tradição e qualidade, como a nossa marca precisa", relata a gerente de produto da White Horse, Flavia Marinheiro.
Neste ano a Nestlé apresenta o Comida Di Buteco, sendo a responsável pela sobremesa oficial da competição: o Doce de Colher Moça, em três opções: Doce de Leite, Chocolate e Moça Cremoso. Os sabores estarão presentes no cardápio de todos os estabelecimentos participantes. "Pelo quarto ano consecutivo participamos do Comida di Buteco. O patrocínio ao concurso faz parte da estratégia de regionalização em Minas Gerais, que visa estar sempre próximo do consumidor mineiro, entendendo os seus hábitos e atendendo cada vez melhor as suas necessidades. O Comida di Buteco é importante porque fortalece a relação da Nestlé com o amor do povo mineiro pela culinária e com valores importantes da cultura mineira, como tradição e hospitalidade", afirma o diretor de Regionalização da Nestlé Brasil, Edson Ebizawa.
O Comida di Buteco, pelo seu formato permite que empresas de diversos segmentos da indústria efetivem ações que desenvolvam, simultaneamente, o trade e o institucional das marcas alcançando resultados surpreendentes em imagem e vendas.
Desde sua criação, em 2000, esta será a primeira vez que o Comida di Buteco acontecerá simultaneamente em todas as cidades participantes. São 16 cidades do país, entre elas, as três maiores metrópoles: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. novidade também a unificação dos ingredientes que são obrigatórios nos 400 petiscos: mandioca e/ou linguiça. Os botecos poderão utilizar qualquer variedade ou derivado desses ingredientes - usando um deles ou ambos na composição das receitas. A unificação de data e dos ingredientes em todas as cidades dará o grande tom de desafio nacional, instituindo o período de abril/maio como a temporada oficial do Comida di Buteco.
Veículo: Diário do Comércio - MG