Embrapa discute combate às perdas em hortifrútis

Leia em 3min

Enquanto a miséria evidenciada pela fome e subnutrição atinge um bilhão de pessoas no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um percentual que ultrapassa, muitas vezes a 50%, está sendo perdido na produção de frutas e hortaliças entre o campo e a indústria. Nos países desenvolvidos, a perda pode chegar a 32% e, em países em desenvolvimento, o percentual pode variar de 7% a 70%. A revelação é do pesquisador americano Steven Sargent, da Universidade da Flórida, EUA, que participou de seminário em São Carlos.

Os motivos para um índice de perdas tão alto se devem, de acordo com ele, a vários fatores, a começar pela falta de conscientização no campo e alguns cuidados básicos que o produtor deveria tomar. Um deles, apontado por Sargent, é a exposição de caixas de frutas e hortaliças ao sol por longo período de tempo. "Com isso, o produto já começa a perder antes mesmo de chegar ao ponto de venda", constata. A recomendação do pesquisador é que as caixas sejam armazenadas em locais na sombra para manter a qualidade. Outra orientação é com a quantidade: segundo ele, não deve haver excesso, para que os produtos não pesem uns sobre os outros e fiquem amassados.

Em São Carlos, Sargent realizou palestra na manhã de quarta-feira (15) na Embrapa Instrumentação, onde nos últimos anos um grupo de pesquisa foi estruturado na área de instrumentação pós-colheita de frutas e hortaliças, com a proposta de estudar a melhoria deste processo. Para isso, tem desenvolvido pesquisas na mensuração de danos físicos e qualidade na cadeia produtiva. Um dos pesquisadores da área, o doutor em fitotecnia pela USP Marcos David Ferreira, realizou o mestrado em fisiologia da pós-colheita sob a orientação de Sargent, na Universidade da Flórida, instituição com um dos principais grupos de estudo no setor. O pesquisador americano apresentou as linhas de pesquisas atuais na biologia e tecnologia pós-colheita de frutas e hortaliças em desenvolvimento na Universidade da Flórida

Sargent é doutor em Engenharia Agrícola pela Michigan State University, mestre e graduado em Horticultura pela mesma Universidade e trabalha neste grupo como professor e especialista em extensão na pós-colheita. Suas linhas de pesquisa incluem métodos para reduzir perdas pós-colheita em hortaliças e frutas durante manuseio e armazenamento; monitoramento dos parâmetros de qualidade físicos, sensoriais e nutricional; avaliar efeitos de novas e tradicionais tecnologias (colheita mecanizada, resfriamento, atmosfera modificada e controlada, inibidores e antagônicos de etileno) na qualidade pós-colheita e na contaminação alimentar.

O pesquisador trabalha em parceria com diversas organizações e institutos agrícolas nos EUA e Brasil. Em 1993, permaneceu na Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) como pesquisador visitante, tendo orientado alunos no mestrado e doutorado e na supervisão de pós-doutorado de diversos pesquisadores brasileiros, muito deles da Embrapa. Em função, principalmente, desta parceria, a Embrapa possui um acordo de cooperação com a Universidade da Flórida, sendo uma das atividades a realização periódica de uma excursão pós-colheita de frutas e hortaliças nos Estados Unidos, em parceria com a Embrapa Hortaliças (DF).

Já está programado para o período de 19 a 23 de agosto a III edição do Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças, a ser realizado na Embrapa Instrumentação que fica em São Carlos. O objetivo principal do curso é justamente levar informações atuais e novas tecnologias para produtores, técnicos, extensionistas, atacadistas, pesquisadores, professores e estudantes ligados a pós-colheita de frutas e hortaliças.



Veículo: DCI


Veja também

Braskem lança nova linha de plástico verde

São Paulo - A Braskem, líder das Américas em produção de resinas termoplástica...

Veja mais
Nespresso não teme a concorrência

O mercado global de café expresso em dose única está ficando maior, mais ousado e mais forte. E n&a...

Veja mais
Unilever construirá nova fábrica no País

A Unilever anunciou que construirá sua 10ª fábrica no Brasil, na cidade de Aguaí (SP). Ser&aac...

Veja mais
Indústrias de cigarros podem perder registro

As indústrias de cigarro devem estar em dia com o pagamento de tributos federais para não perder o registr...

Veja mais
TJ-SP reverte falência de empresa de plásticos

A 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) revert...

Veja mais
Mercado indica queda para o preço do trigo

A expectativa de uma safra maior no Mercosul já pressiona as cotações do trigo da Argentina para en...

Veja mais
Fármacos e área agrícola puxam vendas da Bayer

O presidente Marijn Dekkers, CEO global da multinacional Bayer, conglomerado que atua nas áreas farmacêutic...

Veja mais
Coty cria empresa com parceira brasileira

A fabricante de produtos de beleza Coty anunciou ontem que se associou à brasileira Frajo - distribuidora de marc...

Veja mais
Após denúncia do GLOBO sobre molho refogado Predilecta, Procon-RJ retira lote do mercado

Fabricante terá de enviar ao órgão o endereço de todos os locais que faziam a venda do produ...

Veja mais