Nesta semana, os fabricantes paulistas estão apresentando na Feira do Circuito das Malhas, no pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, aos consumidores e varejistas suas coleções para o Dia dos Namorados (12 de junho) e a nova estação, o inverno (aberta no dia 21).
O objetivo dos empreendedores, a maioria da região de Serra Negra, Monte Sião, Águas de Lindóia e Campos do Jordão, entre outros, é de fechar negócios e fixar suas marcas junto aos compradores e alavancar as vendas da estação que se aproxima. O Dia dos Namorados é a terceira mais importante data para o comércio depois do Natal e do Dia das Mães.
Nesta décima edição, o evento que iniciou suas atividades na última sexta-feira espera atrair público superior a 35 mil pessoas até o dia dois de junho.
Sonia Regina Sodré, coordenadora de marketing da Metropom, empresa organizadora da feira, estima que os 80 expositores comercializarão cerca de 50% das peças oferecidas. Ela calcula que cada expositor traz para o evento de 800 a mil peças, cada uma com preço médio estimado em R$ 50. "A maioria do público é de consumidores finais, mas espera-se que durante o evento varejistas que ainda não terminaram de se abastecer para o inverno compareçam ao espaço para conferir as novidades", afirmou. Na sua abertura, muitas mães acompanhadas dos filhos circulavam entre os estandes à procura de ofertas.
Borracha – Neste ano, os fabricantes apostaram, além das já conhecidas malhas e casacos de lã e trico, em peças fabricadas com neoprene que oferece, por sua textura revestida de borracha, um visual diferenciado. Além disso, as cores em dégradé também foram exploradas. A maioria dos expositores apresentou coleções masculinas e femininas.
Apenas um estande oferecia coleções para o público infanto-juvenil. A fabricante "Mundo Faz de Conta" oferecia peças com preços que variam de R$ 50 a R$ 120. Seu gerente, Luís Ricardo Silva, explicou que a empresa já está prestes a lançar sua coleção primavera-verão e que o evento é importante para continuar a vender as peças criadas para o inverno. A maioria dos clientes é de consumidores finais em busca de ofertas.
Novidades – A EKV, fabricante de casacos e jaquetas masculinas e femininas de Embu das Artes apresentou uma linha de jaquetas coloridas de couro ecológico para as mulheres com preço médio de R$ 150 cada peça. Na coleção masculina predominaram o preto e tons de marrom. A vendedora Rosa Lima estimou as vendas em R$ 5 mil por dia em toda a feira apenas para os consumidores finais.
Já a Linhas e Tons, fabricante de Monte Sião especializada em moda feminina, fecha alguns negócios com os varejistas no evento, mas concentra-se mais nas vendas para os consumidores finais. Para a proprietária, Márcia Labegalini, a participação no evento é importante para divulgar a marca entre os clientes e realizar sondagens de preferências junto aos compradores. Neste ano, as malhas em tons dégradé são o destaque para alcançar a meta de crescimento de 50% nas vendas em comparação com a feira do ano passado.
No primeiro dia, o evento foi visitado basicamente por mulheres. Andréia Carvalho, analista de RH, foi atraída pelos comerciais veiculados na TV e procurava ofertas com preços mais atrativos que os praticados nos shoppings paulistanos. Já a aposentada Angélica Silva buscava peças para seu uso e presentes para a família.
Serviço
Feira do Circuito das Malhas Teve início em 24 de maio e vai até 2 de junho Entrada: R$ 6 (em parte doada ao GRAACC) Local: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera De segunda a sexta, das 14h às 21h. Sábado, domingo e feriado, das 12h às 21h
Veículo: Diário do Comércio - SP