1/3 deixa de fumar com restrição à publicidade

Leia em 1min 30s

Um em cada três brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010 após medidas restritivas de propaganda, no País - incluindo adoção de avisos sobre os riscos defumar nas embalagens. E a maioria da população é a favor de medidas ainda mais rigorosas.

É o que revela pesquisa inédita feita com 1,8 mil pessoas. O trabalho, conduzido em Porto Alegre, Rio e São Paúlo, mostra que 92,% dos não fumantes e 89,1% dos fumantes concordam que o governo deveria fazer mais para combater o vício. Quando indagados se produtos do tabaco deveriam ter controle maior, 83,1% dos fumantes afirmam que sim. "Os números deixam claro que a população é muito receptiva", afirmou a coordenadora, Mary MacNally.

Batizado de relatório da Política Internacional do Controle do Tabaco, o trabalho avaliou a opinião de 1.830 entrevistados. A pesquisa, feita no ano passado e neste, é fruto de parceria da Universidade de Waterloo, no Canadá, com o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e outras entidades. E também identificou queda na percepção de propaganda. Em 2009, 42,8% dos fumantes relatavam que o marketing do cigarro era frequente ou muito frequente. Na entrevista mais recente, esse número caiu para 22,6%. O mesmo foi notado entre não fumantes.

Sem logo. Quase metade dos  entrevistados afirmou ser favorável à adoção de uma embalagem "genérica" do cigarro: com a mesma cor, sem desenho nem logotipo. A secretária executiva da Comissão Nacional para Im-
plementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, Tânia Cavalcante, comemora os dados, mas afirma que há muito a ser feito. "Persiste a estratégia de promover produto em festa, com cartazes e luminosos. Festa não é local de venda." Ela observa ainda que no Brasil a exibição de pacotes de tabaco nos estabelecimentos comerciais continua a ser forte estratégia de marketing, particularmente para jovens. Para reduzir a atratividade, o ideal seriam as embalagens genéricas.



Veículo: O Estado de S. Paulo


Veja também

Negócio do bom atendimento

Executivos do Pão de Açúcar, Natura, Magazine Luiza, GM, Microsoft e American Express contam hoje c...

Veja mais
De olho nos namorados

Nesta semana, os fabricantes paulistas estão apresentando na Feira do Circuito das Malhas, no pavilhão da ...

Veja mais
Publicidade sobre o fumo

BRASÍLIA - Um em cada três brasileiros deixou de fumar entre 1989 e 2010, por medidas restritivas de propag...

Veja mais
País teve 32 mil trabalhadores temporários até o Dia das Mães

Remuneração média subiu 5% em relação ao mesmo período do ano passadoDurante o...

Veja mais
Mercado de trabalho mantém fôlego, diz ministro

O mercado de trabalho ainda segue com fôlego, apesar dos sinais de desaceleração já apresenta...

Veja mais
Agricultura empresarial já recebeu R$ 96 bilhões

Os financiamentos obtidos pela agricultura empresarial entre julho de 2012 e abril deste ano somaram R$ 96 bilhõe...

Veja mais
Preços são os mais baixos desde 2009

A semana voltou a ser muito negativa no mercado internacional do café. Para desespero dos produtores, a Bolsa de ...

Veja mais
Queijo minas artesanal terá concurso

Proposta de evento em Medeiros é valorizar a fabricação e conta com produtores da região Cen...

Veja mais
Empresas brasileiras de olho em Moçambique

Com um crescimento médio de 8% ao ano nos últimos 12 anos, Moçambique desperta, cada vez mais, a at...

Veja mais