A Vigor Alimentos decidiu racionalizar sua distribuição para reduzir os custos, que pesaram nos últimos resultados, além de permitir uma expansão da capacidade na fábrica. A inauguração de um novo Centro de Distribuição (CD), em Embu das Artes (SP), ontem, garantirá mais espaço para armazenamento e ajudará na questão logística.
"A partir de agora iremos operar com um único Centro de Distribuição, que nos ajudará a reduzir custos e aliviará a fábrica do Belenzinho", diz o presidente da Vigor, Gilberto Xandó. Antes da inauguração do novo espaço, a companhia contava com quatro CD's - três alugados e um na sede da empresa no bairro do Belenzinho (SP).
No entanto, a instalação de duas linhas de produção do iogurte grego, no ano passado, diminuiu o espaço para estocagem, reforçando a necessidade da empresa de expandir - o que estava programado para acontecer em março de 2012, mas foi adiado devido a uma série de problemas com o local escolhido anteriormente.
"O crescimento da fábrica estava sendo inviabilizado pelo local para distribuição. Por isso, a criação desse novo espaço permitirá a ampliação da nossa capacidade fabril e do número de linhas", explica Xandó.
Os grandes investimentos em marketing para promover o iogurte grego também contribuíram para a queda no lucro líquido do primeiro trimestre, assim como a "economia morna" no primeiro trimestre, comentou Xandó. "Estamos classificando o mercado como morno, mas o segundo semestre promete melhorar. A partir de agosto, a tendência é que tenha mais dinheiro na economia e o consumo aumente", ressalta o presidente da Vigor.
Apesar da timidez inicial dos consumidores, a companhia acredita que colherá, no segundo semestre, os resultados dos investimentos feitos para promoção do iogurte grego e da linha funcional, duas grandes apostas da empresa para o aumento do faturamento.
"Nossa aposta está no mercado de lácteos. Inauguramos a categoria de iogurte grego no Brasil e estamos investindo na linha de funcionais para brigar com empresa francesa, pois temos uma chance de crescer nesse setor também", diz.
A Região Sudeste é outra aposta da Vigor. Segundo Xandó, apesar do volume de vendas ser maior no Nordeste, o preço médio dos itens comercializados no Sudeste é maior, além disso, a companhia já possui toda a infraestrutura necessária nessa região.
Veículo: DCI