Bic quer fazer seu tchan no mercado brasileiro

Leia em 2min 10s

A Bic quer fazer tchan

Por que a empresa francesa escolheu o Brasil para lançar seu barbeador recarregável

Por Luciele VELLUTO

A americana Gillette, hoje parte do portfólio de marcas da P&G, transformou-se em sinônimo de lâminas de barbear. Nos anos 1990, como devem se lembrar aqueles que têm mais de 40 anos, uma de suas propagandas ficou conhecida por associar o som “tchan” ao ato de uma barba bem-feita. Quase 20 anos depois, a francesa Bic quer fazer seu tchan no mercado brasileiro. Ela já detém uma fatia de quase 10% no País. Agora, escolheu o Brasil para ser o primeiro mercado do mundo a receber suas lâminas de barbear recarregáveis, em um ataque direto à Gillette, dona de mais de 80% desse segmento. Até agora, a empresa francesa só fabricava barbeadores descartáveis. “Queremos capitalizar essa migração para produtos de maior valor”, diz Horacio Balseiro, presidente da subsidiária brasileira da Bic. 

 
87.jpg
CEO Balseiro: "queremos capitalizar a migração do consumidor para produtos de maior valor"
 
O produto, que conta com quatro lâminas flexíveis e já está à venda no mercado, foi desenvolvido na Grécia. Em 2014, ele deve começar a ser produzido nas instalações de Manaus. O investimento na linha de produção será de R$ 40 milhões, de acordo com Balseiro. Além do Brasil, Argentina e México devem receber o barbeador neste mês. Só então a Bic deve entrar com essa linha nos Estados Unidos. Em 2012, a empresa cresceu 4%, com faturamento global de € 1,9 bilhão (R$ 5 bilhões). O Brasil é a segunda maior operação da multinacional, com receita de R$ 800 milhões no ano passado. De todos os segmentos em que a Bic atua, o de barbeadores foi o que teve maior aumento nas vendas, de 13% na comparação com o ano anterior. 
 
Disputar novos mercados com grandes concorrentes não é uma novidade para a companhia francesa. Há três anos, a multinacional entrou no mercado de pilhas e, há dois anos, a decisão foi investir em colas instantâneas. Agora, a Bic quer enfrentar a rival Gillette na área de aparelhos de barbear recarregáveis, que representam 75% das vendas no mercado brasileiro, segundo Balseiro. “Em mercados em que há uma empresa dominante dessa forma, o consumidor compra não por lealdade à marca, mas por falta de opção”, afirma Maximiliano Tozzini Bavaresco, sócio da consultoria de branding Sonne. Para conseguir ser escolhida pelos consumidores, a Bic terá de provar que é capaz de fazer “tchan, tchan, tchan, tchan”. 
 

88.jpg


Veja também

Embrapa desenvolve tomate ecológico

Uma pesquisa recente da Embrapa Solos está ganhando evidência este ano.Trata-se do tomate ecológico....

Veja mais
Mercado de trabalho nos países em desenvolvimento tem evolução positiva

O contexto econômico mundial e seu impacto sobre o mercado de trabalho tem registrado evolução posit...

Veja mais
Mate em embalagem fashion

Novo plano de marketing do Rei do Mate inclui roupas do estilista Alexandre Herchcovitch para os funcionáriosO Re...

Veja mais
Argentina tenta barrar sangria das reservas internacionais

Com as reservas internacionais baixando há oito meses de maneira ininterrupta, a Argentina oficializou ontem a an...

Veja mais
Mato Grosso inicia a colheita de mais uma "safrinha" robusta

A colheita de segunda safra de milho em Mato Grosso começou de forma tímida na semana passada, e o resulta...

Veja mais
SLC Agrícola compra 10 mil hectares para cultivo no Maranhão

A SLC Agrícola anunciou ontem a aquisição de 10 mil hectares de terras no Maranhão por meio ...

Veja mais
Negócio fechado

A Vigor, empresa de lácteos da J&F, holding que controla a JBS, prevê concluir o processo de compra de ...

Veja mais
Após tomate, batata e mamão são os novos vilões da inflação

Produtos subiram 52,78% e 37,83%, respectivamente, desde março e já pesam no orçamentoDepois do tom...

Veja mais
Milho seguiu firme em maio, mas há espaço para quedas

Os fundamentos ainda são baixistas no mercado de milho, mas em algumas regiões os preços encontrara...

Veja mais