Serviço AmazonFresh, em testes há cinco anos em Seattle, pode chegar a mais de 20 mercados até 2014
SAN FRANCISCO - A Amazon está planejando ampliar o serviço de supermercados online AmazonFresh nos próximos meses. A plataforma está em testes em Seattle — sede da companhia — há cinco anos, entregando produtos frescos como ovos, morangos e carne com sua própria frota de caminhões e, agora, está pronta para ser testada em outras cidades. De acordo com fontes próximas ao assunto, a primeira experiência será em Los Angeles, ainda nesta semana, seguindo para a baía da San Francisco no fim deste ano, segundo as duas fontes, que não podem se identificar.
Se a iniciativa funcionar nesses dois locais, a empresa pode lançar o serviço em mais 20 áreas urbanas em 2014, inclusive fora dos EUA. O analista de supermercados Bill Bishop vai além e afirma que a empresa está focando em até 40 mercados, sem citar suas próprias fontes.
Abastecida por uma onda de crescimento de 220% em suas ações nos últimos cinco anos, a Amazon está buscando novos e maiores mercados consumidores para manter a tendência de alta. O negócio de supermercado nos EUA, que gerou US$ 568 bilhões no setor de varejo no ano passado, pode ser um bom alvo e deve ameaçar grandes redes como Safeway e Wal-Mart.
— O temor é que o setor de supermercados é líder em perdas e a Amazon vai lucrar nas vendas de outros produtos vendidos online ao mesmo tempo. É um panorama fabulosamente assustador para o segmento — afirma Bishop.
Uma incursão bem-sucedida no setor também poderia consolidar um serviço de entregas próprio da Amazon, o que poderia impactar empresas como UPS, FedEx e outras empresa que atualmente são responsáveis pelas entregas dos produtos da empresa.
Mercado impõe desafios
O segmento de mercadorias frescas tem sido um dos mais complicados de ser dominado pelo varejo online. No passado, a Webvan, uma das startups da era pontocom, amargou um fracasso espetacular, já que o custo de desenvolver estoques e infraestrutura de entrega se provou inviável.
Para o ex-executivo do Wal-Mart, Whole Foods e Supervalu Roger Davidson, a Amazon vai ter dificuldades para gerar renda com as atividades do AmazonFresh, porque produtos frescos podem facilmente estragar nos estoques e ser danificados na entrega.
— Vai funcionar? Eu apostaria contra. As razões pelas quais esses negócios falharam no passado não foram solucionadas — afirma Davidson.
Veículo: O Globo - RJ