Campanhas são mais comuns nos segmentos vestuários, bijuterias, joias, perfumarias e supermercados
Juazeiro do Norte. O mês de Santo Antônio no Cariri traz bons rendimentos para vários setores do comércio, principalmente por conta do Dia dos Namorados. Campanhas para estimular as vendas foram lançadas desde o final de maio incentivam o consumidor e aumentam as vendas nos próximos dias. Alguns segmentos como vestuários, perfumarias, supermercados, joias e bijuterias, a estimativa é de que haja aumento em até 5%.
Mas, há estimativas bem mais otimistas, por conta das festas juninas na região. Em Crato, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Francisco Parente, afirma que mesmo com o incentivo, a aposta mesmo de melhoria nas vendas acontece no mês de julho, com a Expocrato. Segundo o lojista, há uma estimativa em setores como vestuários, supermercados, que ele destaca como o que têm maior aumento durante esta fase do ano, além do segmento de perfumarias e calçados. A estimativa chega a ser de até 5% de acréscimo, até a próxima semana, com a data dos namorados.
Em Barbalha, onde acontece a maior festa alusiva ao santo casamenteiro, os diversos setores da economia já comemoram os efeitos positivos com o evento. O comércio é um dos segmentos mais beneficiados, com aumento nas vendas que vão de 10% a 50%, a depender do setor. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, é um reflexo que a cidade começa a sentir vários dias antes de começar a festa. Em dado levantado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico local, a movimentação financeira gerada para o período é de R$ 15 milhões.
O Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, aposta em campanha e sorteará uma viagem no valor de R$ 5.000 e uma moto Harley-Davidson Sportster 883R, além de contar com uma exposição de motos, para estimular o público.
Otimismo
Com expectativa de aumento nas vendas de 7%, a Campanha de Dia dos Namorados, do empreendimento, terá continuidade até o próximo dia 16 de junho. Para participar das promoções, o cliente receberá um cupom a cada R$ 100,00 em compras, e nas trocas às segundas-feiras e quartas-feiras, o cupom será em dobro.
Segundo o gerente de marketing do shopping, Eduardo Duffles, além do aumento nas vendas, o empreendimento contará com um público maior. "A expectativa é de aumento em torno de 5% no fluxo de pessoas e 7% nas vendas em relação ao ano passado. Estamos proporcionando ao Cariri um prêmio inédito e exclusivo, algo que a região nunca viu", diz ele.
Segundo o gerente, por ser uma das principais datas de varejo do ano, há expectativa dos lojistas é grande, por isso os estoques estão reforçados e equipe também. Eduardo destaca ainda a importância do atendimento ao cliente, além do incentivo, com a promoção, e ainda ressalta o uso da campanha como principal ferramenta de vendas neste período.
No Cariri, o período tem o incremento de datas festivas regionais, como a Festa de Santo Antônio, de Barbalha, o ´santo casamenteiro´. "A data namorados vem ganhando a cada ano uma importância maior, com altos investimentos e crescente expectativa por parte de lojistas e clientes", completa
Outro ponto diferente nesta campanha será a decoração do shopping, com peças inovadoras e que interagem com o público. Para a gerente da loja de confecções e acessórios Handara, Luciana Bezerra dos Santos, esse é um momento importante para os lojistas, com a data que se configura para o setor como a terceira do ano, depois do Dia das Mães e Natal. Ela aposta nas vendas acima de 20% para o segmento. Para contemplar o período, a loja entra com produtos exclusivos e criações voltadas para a data, além do ´kit do amor´.
Já o empresário da loja O Boticário, Israel Gondim, acredita que a expectativa de vendas para a data é bem positiva e aposta em cerca de 15%. A data, para ele, por ser uma das mais movimentadas do ano, merece uma preparação prévia por parte do lojista. "A procura pelos kits começa esta semana e as vitrines já estão inspiradas na data do Dia dos Namorados. É importante entrar no clima", diz ele.
Veículo: Diário do Nordeste