O número de trabalhadores com carteira assinada no comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo teve alta de 2,3% em março deste ano, ante o mesmo mês de 2012, chegando a 998.664 trabalhadores, de acordo com dados da FecomercioSP divulgados nesta quarta-feira.
Segundo a entidade, apesar de os números mensais apresentarem crescimento, as taxas observadas neste começo de ano são nitidamente decrescentes. Dados do primeiro trimestre mostram que todos os setores tiveram queda na contratação de novos funcionários. No período, foram perdidas 9.162 vagas no comércio. Ao considerar apenas o número de admitidos, observou-se a contratação de 134.893 trabalhadores no primeiro trimestre deste ano, contra 136.926 no mesmo período de 2012, representando uma queda de 1,5%.
Em março deste ano, destacou a FecomercioSP, os únicos segmentos que aumentaram o número de funcionários contratados foram Lojas de Departamentos (65), Lojas de Móveis e Decorações (39), Farmácias e Perfumarias (155) e Concessionárias de Veículos (120).
"O emprego no comércio varejista mantém-se em crescimento quando os números são analisados mensalmente em relação a 2012, porém, as taxas observadas neste começo de ano são nitidamente decrescentes", diz a federação, em comunicado oficial para a imprensa.
Segundo a entidade, fatores da macro economia brasileira também implicaram no resultado abaixo do esperado no primeiro trimestre. "Os motivos desse cenário são a inflação persistente e o baixo nível da atividade econômica, que provocam incertezas e cautela nos empresários do comércio para a realização de novos investimentos e contratação de mão de obra", avalia.
Veículo: DCI