Indústria mineira quer quadruplicar a capacidade instalada com nova unidade fabril.
A Bio Extratus, fabricante de cosméticos para cabelos com base em Alvinópolis, na região Central de Minas Gerais, está investindo para quadruplicar sua capacidade instalada, que atualmente é de 2 milhões de unidades por mês. A construção de uma nova unidade fabril começou em meados de 2012 e deverá ser finalizada até o início de 2015.
De acordo com o consultor comercial da Bio Extratus, Eduardo Avendanho, o investimento é uma preparação para atender ao crescimento do setor de produtos para cabelos no Brasil, que no ano passado teve incremento de 6%. " um projeto para cerca de 20 anos. como construir uma avenida. A gente não pode olhar o tráfego atual. Tem que pensar no futuro", comenta Avendanho, sem revelar o valor do aporte.
O objetivo da empresa é crescer entre 10% e 12% ao ano e alcançar entre 3% e 3,5% do mercado de cabelos do país, excluindo o segmento de tinturas e alisamento, nos próximos dez anos. Atualmente, possui 2,5% de share. De 2009 para cá, a Bio Extratus conseguiu expandir a receita em 50%. Porém, não divulga o faturamento. O foco dos negócios é o mercado brasileiro, mais especificamente mulheres entre 25 e 50 anos, da classe C. "A ascensão social, profissional e econômica da mulher nos trouxe grandes oportunidades, pois a consumidora é dona do seu próprio capital", diz.
Com 80 distribuidores espalhados pelo território nacional, a empresa tem negócios mais expressivos nos estados da região Centro-Oeste do país e em Minas Gerais, seguidos dos estados do Nordeste, Norte e região Sul, com menor participação. Também exporta há cinco anos para Estados Unidos, Portugal e Espanha e está investindo em uma distribuidora exclusiva de seus produtos no Peru. Além disso, está sondando o mercado norte-americano para uma possível expansão. "A diversidade étnica e climática do Brasil nos permite trabalhar com o mundo inteiro", comenta. No entanto, as vendas exeternas ainda representam apenas 5% da receita.
A empresa mantém um laboratório próprio dentro da fábrica de Alvinópolis, onde realiza pesquisas de inovação com equipe própria. A intenção é atender consumidores cada vez mais exigentes e enfrentar a concorrência, que aumenta na mesma proporção que o mercado. "Tentamos oferecer um variado mix de produtos para atender consumidores com todos os tipos de cabelos e necessidades, pois nosso país tem muitas diversidades capilares: temos japoneses, afrodescendentes, indígenas, imigrantes de países da Europa", salienta.
Há 21 anos no mercado, a Bio Extratus gera atualmente 500 empregos diretos e mais de 3 mil indiretos por meio de sua cadeia de distribuição exclusiva no Brasil e no exterior. Os produtos da empresa são vendidos em lojas de cosméticos, salões, farmácias e supermercados. A empresa opera atualmente com 80% da capacidade instalada e fabrica cerca 15 linhas diferentes de produtos.
Veículo: Diário do Comércio - MG