Tanto as festas de Santo Antônio como a do Dia dos Namorados incrementam o comércio do Cariri
Juazeiro do Norte. A movimentação financeira gerada no município pela Festa de Santo Antônio, que aconteceu de 2 a 13 de junho, foi de aproximadamente R$ 15 milhões. Deste valor, cerca de R$ 8 milhões foram movimentados apenas no dia 2 de junho, o Dia do Carregamento, data em que o cortejo com o Pau da Bandeira é transportado pelos carregadores, desde o Sítio Flores, até a Praça da Igreja Matriz, onde o mastro é erguido, simbolizando que a cidade está em festa. Outro motivo de comemoração pelo comércio da região foi o Dia dos Namorados , que aqueceu ainda mais o setor lojista e de serviços.
Grande movimentação foi verificada nas lojas de Barbalha, por ocasião das comemorações da Festa do Pau da Bandeira. Em Juazeiro do Norte, constatou-se também o incremento das vendas por ocasião do Dia dos Namorados, em 12 de junho
A festa de Santo Antônio atraiu a Barbalha um público estimado em 500 mil pessoas (sendo 250 a 300 mil apenas no dia 2 de junho, o equivalente a seis vezes a população da cidade, de 57 mil habitantes). Mil vendedores ambulantes trabalham todos os dias da festa, e dezenas de barracas recebem autorização da Prefeitura para vender produtos diversos. "Além de toda essa movimentação econômica em Barbalha, diretamente ligada à festa, o efeito econômico em vários outros municípios do Cariri é muito maior, compreendendo desde hotéis e pousadas, até bares e restaurantes, passando por setores como serviço e transportes", informa Alysson Uchoa, Secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade.
Para a presidente da CDL de Barbalha, empresária Suzete Luna "a festa é bastante positiva para o comércio devido ao imenso público oriundo de diversas regiões do Brasil". É compra na certa, diz ainda Luna que ressalta que neste período festivo o volume de vendas cresce de 10% até 30%, dependendo do segmento, concretizando a expectativa dos empresários de realizar bons negócios e vendas durante a festa de Santo Antônio.
O presidente da Federação das CDLs do Ceará, Honório Pinheiro, opina também sobre este evento, que alcançou a mídia nacional. Pinheiro louva a iniciativa da empresária Suzete Luna em se envolver como apoiadora dessa festa que gera uma grande movimentação econômica para o comércio.
Investimento
Segundo o secretário Alysson Uchoa, o investimento na Festa de Santo Antônio, ou Festa do Pau da Bandeira, em 2013, foi de aproximadamente R$ 800 mil, sendo parte importante proveniente de captação de recursos por leis federal e estadual de incentivo à cultura, com apoio dos governos Federal e Estadual e participação de apoiadores como o Banco do Nordeste e empresas privadas.
"Neste contexto de seca, com decretação de estado de emergência na nossa cidade, como na grande maioria dos municípios cearenses, estamos procurando fazer uma festa com toda a qualidade, honrando a tradição de Barbalha e do Pau da Bandeira, mas também mantendo os pés no chão, preservando ao máximo os recursos municipais e priorizando a captação de recursos de outras fontes", ressalta o secretário. "Este ano tivemos grandes diferenciais na Festa do Pau da Bandeira. A começar pelo reconhecimento de Barbalha como capital cearense dos festejos de Santo Antônio, por lei estadual", afirmou o secretário de Cultura e Turismo do município, Antônio de Luna, citando a lei 96/2012, de autoria da deputada estadual Fernanda Pessoa.
"Esta foi a primeira edição da festa, depois desse reconhecimento oficial, que ajudou a engrandecer ainda mais o evento e a atrair maior repercussão", ressaltou. Daí o tema da edição 2013 da festa: "Viva! Barbalha agora é a capital".
Outras novidades neste ano foi a abertura do Museu da Festa de Santo Antônio, com a exposição "Pau do Santo, Festa de Fé", no Casarão que sedia a Secretaria de Cultura de Barbalha, e o livro "Sentido da Devoção - Festa do Carregamento em Barbalha", iniciativas de trabalho realizado pelo Iphan.
Namorados
Também aproveitando o mês de junho, o Dia dos Namorados representou uma movimentação expressiva no comércio da Região do Cariri, que se apresentou como a terceira melhor época de vendas, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Maior movimentação do setor varejista aconteceu, de acordo com a CDL na Região, na cidade de Juazeiro do Norte. Para o período, além de presentes comuns em qualquer época, como roupas, calçados e artigos de perfumaria, os casais também puderam contar com boas promoções. Em Juazeiro do Norte, lojas e restaurantes apostaram em programações especiais para atrair os apaixonados. As lingeries são sempre uma opção de presente muito procurada.
Euforia
Jô Beserra, que já trabalha com peças íntimas há 22 anos, explica que sempre investe em promoções com descontos especiais nessa época, indo desde parceria com emissoras de rádios da região, até parcerias com restaurantes, sorteando presentes para os casais. Ela é enfática em dizer que de quatro anos para cá, a procura tem aumentado bastante nessa época, e o público também vem se modificando: "hoje, cerca de 30% dos clientes são homens. Eles mesmos gostam de escolher o presente para a namorada ou esposa".
Outra opção, que apesar de clichê ainda encanta aos casais, é sair para jantar. Os restaurantes apostaram em programações especiais como forma de atrair os namorados. Música ao vivo e jantar à luz de velas estiveram na programação os grandes restaurantes da região.
Contudo, há um clima de euforia justificado na Região. É que as vendas se fizeram sentir em diferentes segmentos, desde o início do mês, quando se comemora Santo Antônio. Alavancado pela data, as vendas se intensificaram com o Dia dos Namorados. Quer pela festa do Pau da Bandeira, quer pela movimentação das vendas no Dia dos Namorados, junho foi um mês inesquecível para o comércio do Cariri.
Veículo: Diário do Nordeste