Posto de gasolina anima mercados de bairro

Leia em 6min 30s

A operação de postos de combustível em supermercados está para deixar de ser um negócio conduzido principalmente por grupos como Grupo Pão de Açúcar e Carrefour. As redes menores focadas no atendimento de bairro como a paulista D'avó Supermercados, com nove lojas na periferia de São Paulo, identificou na área uma oportunidade e acirra planos de oferecer este tipo de serviço em suas filiais a partir deste mês.

 

Criada por uma família portuguesa há 25 anos, no bairro de Itaquera, na zona leste, a empresa encerrou 2008 com faturamento na casa dos R$ 530 milhões e deverá implantar um posto de gasolina na loja de Taboão da Serra (SP), na região metropolitana paulista, inaugurado no ano passado. A rede também mira as famílias de alta renda ao planejar um hipermercado em Itupeva (SP), região que recebe investimento imobiliários para o público de maior poder aquisitivo.

 

Outra paulista, a Supermercados Covabra, com dez lojas em sete cidades no interior do estado, possui há dois anos, em Pirassununga, uma unidade com posto de combustível. "Temos a intenção de avançar com este serviço, mas ainda não há nenhum plano concreto", diz Ronaldo dos Santos, sócio-diretor da varejista. Foi com esta loja que a rede começou a diversificar o mix dos estabelecimentos ao instalar restaurante e lojas de conveniência. Em 2008, a rede fundada pelo patriarca Bento dos Santos obteve ganhos na faixa de R$ 272 milhões, cerca de 20% a mais em relação a 2007.

 

Avanço

 

O Wal-Mart um dos principais conglomerados supermercadistas do País decidiu avançar no segmento também a partir deste ano, ao ver seus principais concorrentes, o Pão de Açúcar e Carrefour dispararem na frente com a oferta do serviço. Atualmente, a holding opera apenas três postos de combustível no interior instalados dentro de hipermercados da bandeira BIG, no interior de São Paulo, sendo que 338 lojas compõem o portfólio da empresa. De acordo o presidente Héctor Núñez, "a companhia expandirá no segmento com postos nas bandeiras Todo Dia e Maxxi Atacado, além do Wal-Mart Supercenter", revelou.

 

A rede Todo Dia, nascida na região Sul do País, funciona no formato de bairro e tem sido uma das principais apostas do grupo por aqui, juntamente com o Maxxi, que funciona no formato popularmente conhecido como "atacarejo", voltado para as classes populares e pequenos comerciantes. Núñez explica que os projetos estão em fase de avaliação e que o ponto-chave do negócio é ter uma área bem localizada e disponível que permita implantar um posto de gasolina.

 

"Promover o maior número de soluções diferenciadas aos nossos clientes em nossas lojas, inclusive no formato de bairro, é nossa principal missão. Além disso, esse tipo de serviço auxilia na atração de mais público para a loja", diz Marcos Ambrosano, vice-presidente executivo de Varejo da companhia.

 

A francesa Carrefour também revelou interessa em intensificar a expansão de postos de combustível dentro do Carrefour Bairro - criado em 2006 após a desativação da rede carioca Champion. O diretor da bandeira, Hélio Okuno, diz que as lojas mais estruturadas contam com postos e que é interesse do Grupo expandir este serviço. Hoje, só as cidades de Itu, Salto e Caçapava, todas no interior paulista disponibilizam este serviço.

 

Para Paulo Silveira, diretor de Serviços do Carrefour, com essas implantações a rede amplia a gama de serviços ofertados, fator importante para esta operação. "Sempre estudamos oportunidades de crescer neste segmento, mas como estas lojas estão estrategicamente localizadas em regiões com alta densidade populacional, muitas vezes não comportam uma implantação do porte de um posto", apontou.

 

No total, o supermercadista detém 87 unidades de postos de combustível de marca própria, sendo oito deles possuem a loja de conveniência Carrefour Express. A participação deste segmento no faturamento não é revelado.

 

Reestruturação

 

A bandeira Extra Fácil, conceituada pelo Grupo Pão de Açúcar como mercado de proximidade, é a rede que possui hoje dois postos de gasolina, ambos também em São Paulo. Alexandre Elias, gerente regional de Expansão e Implementação do Extra Fácil, avalia que existe potencial para crescimento de lojas com este perfil, mas assim como para o Carrefour, o desafio é encontrar terrenos que comportem a instalação de uma loja com este perfil.

 

"As lojas com este perfil possuem um sortimento diferenciado das unidades convencionais do Extra Fácil, são um pouco mais voltadas para atender o público típico de uma loja de conveniência. Estamos fazendo pesquisas para definir de maneira mais assertiva a atuação da bandeira neste contexto", comentou Elias. Ano passado foram inauguradas 40 unidades da bandeira e para este ano, será uma das prioridades no processo de expansão.

 

O Pão de Açúcar ingressou neste segmento de lojas com postos de gasolina após a aquisição da rede Millo's Comercial Carajás, em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. O gerente de postos de combustível do Grupo Pão de Açúcar, Sérgio Groba, completa afirmando que "o Extra Fácil, não tem, por exemplo, um sortimento de fast-food compatível com uma loja de conveniência. Seu perfil é de um minimercado de proximidade e possui dimensão para caber dentro de uma loja de conveniência, por isso, o consideramos um tubo de ensaio para entender a demanda do consumidor nestas áreas em que atuamos".

 

O gerente, que está no Grupo há quatro anos, trabalhou durante nove anos na distribuidora Esso, disse que decorrente do ótimo desempenho desta atividade nos negócios do Pão de Açúcar, em 2009 a área será transformada em uma unidade de negócios. "São 74 postos em estabelecimentos, sendo que a bandeira Extra concentra a maior parte deles. Planejamos inaugurar este ano entre 20 e 25, totalizando 100 unidades, sendo 17 delas fora do ambiente do supermercado", revelou. Recentemente, a companhia adquiriu seis postos da rede Repsol.

 

Para rentabilizar ainda mais a futura unidade de negócio, Groba quer implantar serviços adicionais como drograrias, loja de conveniência, lavanderia e uma troca de óleo mais eficiente. A rede também não informa a participação dos postos no negócio, mas garante ser bastante expressiva.

 

Por conta do aumento do fluxo de clientes nos estabelecimentos, a operação de postos de combustíveis em supermercados começa a atrair a atenção de redes médias, com planos de seguir os passos de gigantes como Pão de Açúcar e Carrefour. Agora é a vez de redes menores focarem nessa estratégia, como é o caso da paulista D'avó Supermercados, com nove em São Paulo, que identificou na área uma oportunidade, além da Supermercados Covabra, com dez lojas, e possui há dois anos, em Pirassununga (SP), uma unidade com posto de combustíveis.

 

"Temos a intenção de avançar com este serviço", diz Ronaldo dos Santos, sócio diretor da Covabra. Foi com esta loja que a rede começou a diversificar o mix dos estabelecimentos ao instalar restaurante e lojas de conveniência. Em 2008, a rede fundada pelo patriarca Bento dos Santos obteve ganhos na faixa de R$ 272 milhões, cerca de 20% a mais em relação a 2007. Além das redes de menor porte abrirem espaço para operar a venda de combustíveis, supermercadistas como o Wal-Mart agora estudam expandir a ação em suas bandeiras de bairro, como Todo Dia e Maxxi Atacado, além do Wal-Mart Supercenter. As bandeiras Carrefour Bairro e Extra Fácil também têm planos nesse sentido.

 


Veículo: DCI


Veja também

Café acompanha o dólar e preço sobe

  Veículo: DCI...

Veja mais
Rede Wal-Mart e Netflix são processadas por locação

O Wal-Mart e a Netflix foram citados em um processo que acusa as duas empresas de tentar criar um monopólio de se...

Veja mais
Grupo de supermercados GBarbosa sorteia prêmios

A rede supermercadista GBarbosa realiza em Aracaju, dia 10 de janeiro, o sorteio dos cinco caminhões de prê...

Veja mais
Wal-Mart e Netflix são processadas

O Wal-Mart e a Netflix foram citados em um processo que acusa as duas empresas de tentar criar um monopólio de se...

Veja mais
Crédito japonês para ferrovias brasileiras

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) conseguiu recursos de US$ 250 milhões junto ...

Veja mais
Inovação para vender material escolar

A expectativa de um aumento nos preços do material escolar levou pais de estudantes de Brasília e cidades ...

Veja mais
IR não incide sobre férias vendidas

O assunto não é novo: desde 1995 o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que o fisco nã...

Veja mais
Fabricantes de guloseimas evitam foco em crianças

Neste início de 2009, período que engloba a temporada de férias e a volta às aulas, as crian...

Veja mais
Briga pelo sorriso chinês

A Danone, o maior fabricante de iogurtes do mundo, e sua sócia chinesa Hangzhou Wahaha Group iniciaram ontem no I...

Veja mais