Marcas apostam na diversificação do portfólio

Leia em 2min 30s

Especialista alerta, entretanto, que há limites para esta prática. Casos conhecidos, como o da Yakult, mostram erros de estratégia

Uma das premissas do marketing moderno é aumentar a linha de produtos para crescer no mercado, uma vez que com um mix maior, as empresas ganham vantagens na hora de negociar com fornecedores. Foi o que fez a Coca-Cola, ao lançar as versões Light e Zero, ou a Camil, que oferece na mesma gôndola arroz e feijão. Entretanto, adotar essa estratégia requer cuidados para que não traga prejuízos à marca.

Professor de gestão de marcas e marketing estratégico da ESPM, Marcos Bedendo afirma que estender a marca para outros segmentos de mercado é uma prática comum. “O aproveitamento do nome construído em outro mercado acontece a todo o momento. A vantagem é que os gastos com comunicação são menores. Afinal, queima-se uma etapa, que é o processo de criação da marca, muito custoso e longo”. O professor ressalta, porém, que há limites na diversificação. “O limite depende da personalidade de cada marca”, diz.

Um caso recente foi criação da Bril Cosméticos, pela Bombril. “Objetivo é oferecer produtos que cuidem da mulher. Vimos nos cosméticos uma oportunidade. Temos linhas como a Ecologie, com produtos naturais, e a Joy!, para mulheres de 15 a 25 anos", explica Marcos Scaldelai, porta-voz da empresa.

Segundo ele, a idéia é que as consumidoras não façam uma relação direta como Bombril. “O importante é que saibam que vêm da marca Bril, irmã da Bombril”,diz.“Seria uma relação perigosa, afinal, Bombril é sinônimo de uma categoria de limpeza”, reforçaBedendo.

Menos ousada, a marca Sustagen, da Mead Johnson Nutrition, aproveitou o crescimento da alimentação fora de casa para criar uma linha de produtos prontos para beber. Daniela Degani, diretora de marketing, afirma que a estratégia focará em TV, mídias online e ações de ponto de venda. “Nossa marca já é conhecida. Estamos há 60 anos no Brasil, mas ainda crescemos”, diz.

Já a Skol, da Ambev, aproveitou a jovialidade relacionada a ela e lançou no verão deste ano o sorvete de cerveja, vendido apenas no Rio e São Paulo. Segundo Maria Fernanda Albuquerque, gerente de marketing, as vendas superaram as expectativas, mas dificilmente o produto estará no próximo verão. “Produzimos 10 mil litros e esperávamos vender em dois meses,mas esgotou em apenas um”.

Os exemplos não param: o bombom Sonho de Valsa também ganhou versão em sorvete; e o multiuso Veja, agora tem seu logo estampado em panos umedecidos. Alguns casos, no entanto, não tiveram sucesso, como a linha de cosméticos da Yakult e o perfume criado pela Harley-Davidson.“Tenho dúvidas quanto à linha DoveMen +Care, pois a marca Dove foi construída em cima de relações muito femininas”, questiona Bedendo.

Entretanto, segundo Bruno Francisco, diretor de marketing de Dove Men + Care, os resultados são positivos. “Em três anos, o portfólio foi ampliado de duas variantes para cinco e cresce em participação de mercado”, diz.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

BRF inaugura centro de pesquisa no interior de São Paulo

Conceitos e práticas sustentáveis orientaram a construção do espaçoA BRF inaugura nes...

Veja mais
Comércio revê crescimento para este ano

Após crescimento satisfatório nos três últimos anos, o varejo brasileiro em 2013 segue aprese...

Veja mais
Arcor muda a estratégia para crescer no Brasil

Empresa argentina tenta sofisticar bala de caramelo para ganhar consumidor nacionalUma bala de R$ 0,15 levou a fabricant...

Veja mais
Faturamento das confecções pode subir

O faturamento do segmento de confecções pode crescer 50% nos próximos seis anos, caso o governo fed...

Veja mais
Forno de Minas pretende vender até 30% da marca para crescer

Para ampliar sua presença para praticamente todas as redes supermercadistas e demais operações de v...

Veja mais
Para analistas, desemprego se mantém estável, mesmo com retomada lenta

A atividade não ganhou o fôlego esperado no primeiro trimestre, mas, por enquanto, mesmo em recuperaç...

Veja mais
Consumo menor deve reduzir impacto de câmbio na inflação

O aumento brusco do preço dos alimentos no atacado, indicado no início de junho, e a alta do câmbio ...

Veja mais
Minoritários da BR Pharma tentam eleger conselheiro

Minoritários da Brasil Pharma, rede de varejo de farmácias do banco BTG Pactual, tentaram eleger um membro...

Veja mais
Minoritários da BR Pharma tentam eleger conselheiro

Minoritários da Brasil Pharma, rede de varejo de farmácias do banco BTG Pactual, tentaram eleger um membro...

Veja mais