Com boa parte do mundo enfrentando uma recessão, os gigantes da indústria que participam da Consumer Electronics Show (CES), feira anual de tecnologia em Las Vegas, deixaram de lado os esforços de superar o tamanho das telas da concorrência e se concentraram em apresentar televisores mais finos e que economizam mais energia, além de contarem com recursos de Internet.
Sony, Samsung Electronics, LG Electronics, Panasonic, Toshiba e outros fabricantes revelaram televisores de alta definição projetados para obter vídeos, fotos e outras formas de conteúdo na internet e levá-las à sala de estar.
"Ainda que estejamos em recessão agora, como todo mundo, não desejamos reduzir nossos gastos de marketing e queremos investir mais em pesquisa e desenvolvimento e atendimento ao consumidor, e em questões ambientais e ecológicas", disse Michael Ahn, presidente-executivo da LG Electronics North America. "São decisões difíceis", disse ele, "mas queremos investir no futuro".
Muitas empresas enfatizaram as capacidades de economia de energia de seus mais recentes televisores, e seus benefícios ambientais - um argumento de venda essencial em um momento no qual os domicílios estão apertando os cintos.
A Samsung, por exemplo, informou ontem que vai aumentar a proporção de televisores que produz com a tecnologia LED. A nova linha de televisores de alta definição da empresa, que têm apenas 2,54 centímetros de espessura, será a terceira geração dos televisores que usam a tecnologia de diodos emissores de luz (LED). A empresa afirma que tais dispositivos podem reduzir o consumo de energia em 40% em relação aos modelos LCD tradicionais.
Tim Baxter, vice-presidente executivo de vendas e marketing da Samsung, informou que espera que a proporção de televisores de LED na linha de produção da empresa seja maior que 10%. Menos que 10% do mercado atual de televisores s é LED, afirmou o executivo.
A companhia apresentou ainda na CES uma câmera de vídeo de alta definição com drive de armazenagem de 64 gigabytes.
Panasonic lança 3D
A japonesa Panasonic decidiu instalar a visão em três dimensões na casa dos telespectadores. A empresa apresentou um novo televisor de alta definição, com tela de plasma e em 3-D. Com sua tela de 103 polegadas (2,62 metros), combina receptor de televisão e leitor de discos Blu-Ray para exibir imagens em três dimensões para usuários com lentes especiais.
"Vocês não ficarão limitados a ver um filme, mas terão a experiência do realismo de um filme hollywoodiano", disse Bob Perry, vice-presidente de produtos do grupo japonês.
O presidente da Panasonic, Yoshi Yamada, pediu a criação de uma norma única para a 3D para estimular a produção de mais programas neste formato.
Veículo: Gazeta Mercantil