Fabricantes miram eficiência energética

Leia em 2min 20s

Com boa parte do mundo enfrentando uma recessão, os gigantes da indústria que participam da Consumer Electronics Show (CES), feira anual de tecnologia em Las Vegas, deixaram de lado os esforços de superar o tamanho das telas da concorrência e se concentraram em apresentar televisores mais finos e que economizam mais energia, além de contarem com recursos de Internet.

 

Sony, Samsung Electronics, LG Electronics, Panasonic, Toshiba e outros fabricantes revelaram televisores de alta definição projetados para obter vídeos, fotos e outras formas de conteúdo na internet e levá-las à sala de estar.

 

"Ainda que estejamos em recessão agora, como todo mundo, não desejamos reduzir nossos gastos de marketing e queremos investir mais em pesquisa e desenvolvimento e atendimento ao consumidor, e em questões ambientais e ecológicas", disse Michael Ahn, presidente-executivo da LG Electronics North America. "São decisões difíceis", disse ele, "mas queremos investir no futuro".

 

Muitas empresas enfatizaram as capacidades de economia de energia de seus mais recentes televisores, e seus benefícios ambientais - um argumento de venda essencial em um momento no qual os domicílios estão apertando os cintos.

 

A Samsung, por exemplo, informou ontem que vai aumentar a proporção de televisores que produz com a tecnologia LED. A nova linha de televisores de alta definição da empresa, que têm apenas 2,54 centímetros de espessura, será a terceira geração dos televisores que usam a tecnologia de diodos emissores de luz (LED). A empresa afirma que tais dispositivos podem reduzir o consumo de energia em 40% em relação aos modelos LCD tradicionais.

 

Tim Baxter, vice-presidente executivo de vendas e marketing da Samsung, informou que espera que a proporção de televisores de LED na linha de produção da empresa seja maior que 10%. Menos que 10% do mercado atual de televisores s é LED, afirmou o executivo.

 

A companhia apresentou ainda na CES uma câmera de vídeo de alta definição com drive de armazenagem de 64 gigabytes.

 

Panasonic lança 3D

 

A japonesa Panasonic decidiu instalar a visão em três dimensões na casa dos telespectadores. A empresa apresentou um novo televisor de alta definição, com tela de plasma e em 3-D. Com sua tela de 103 polegadas (2,62 metros), combina receptor de televisão e leitor de discos Blu-Ray para exibir imagens em três dimensões para usuários com lentes especiais.

 

"Vocês não ficarão limitados a ver um filme, mas terão a experiência do realismo de um filme hollywoodiano", disse Bob Perry, vice-presidente de produtos do grupo japonês.

 

O presidente da Panasonic, Yoshi Yamada, pediu a criação de uma norma única para a 3D para estimular a produção de mais programas neste formato.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Wal-Mart lamenta os resultados de vendas

A maior varejista mundial, o Wal-Mart, informou ontem que as vendas de dezembro da rede ficaram abaixo da expectativa, e...

Veja mais
O "mobile work" e as suas conseqüências

O trabalho móvel, ou a distância, pode parecer estranho para muitos, mas segundo uma pesquisa realizada, es...

Veja mais
Aos 150 anos, Brink’s faz compras no Brasil

Para aumentar a atuação no mercado nacional, a Brink’s especializada em logística de valores,...

Veja mais
Varejo busca inspiração contra a crise

Neste domingo começa em Nova York a 98ª convenção da National Retail Federation (NRF), o mais ...

Veja mais
Exportação de café é recorde em receita e volume em 2008

A boa qualidade da safra de café e a solidez da demanda externa permitiram com que as exportações d...

Veja mais
Plástico reciclado se valoriza

A indústria doméstica de reciclagem de plásticos é pouco vulnerável à crise mu...

Veja mais
Recorde na exportação de café

As exportações de café foram recorde em 2008, com o embarque de 29,3 milhões de sacas, 4% ma...

Veja mais
Deloitte faz acordo para encerrar caso Parmalat

A auditoria Deloitte e seus sócios Wanderley Olivetti e Michael John Morrel firmaram um acordo com a Comiss&atild...

Veja mais
Wal-Mart reduz previsão de lucro para o quarto trimestre

O Wal-Mart, maior grupo varejista do mundo, reduziu ontem suas previsões de lucros para o quarto trimestre, citan...

Veja mais