Proposta que será debatida na próxima segunda-feira na Câmara Setorial do Trigo pode ajudar a resolver dois problemas de uma só vez. A ideia é utilizar a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) para armazenar estoque extra do cereal. O presidente da estatal, Márcio Pilger, se mostra interessado.
Com 23 unidades, 18 das quais em operação, a Cesa busca se recuperar depois de longo período de sucateamento. As dívidas somam cerca de R$ 120 milhões.
– Queremos negociar com o governo federal para que na próxima safra se faça uma grande aquisição de trigo extra – diz Áureo Almeida, coordenador da câmara do trigo.
A estrutura da Cesa seria indicada para a armazenagem. Em outra opção, os moinhos fariam a aquisição, também utilizando os silos da estatal. A capacidade da Cesa de recebimento de trigo chega a 200 mil toneladas. Esse projeto não modificaria a proposta de federalização já negociada com a Conab.
Veículo: Zero Hora - RS