Criatividade Rural com a inscrição aberta

Leia em 1min 40s

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), iniciou ontem as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural. O evento, patrocinado pelo Banco do Brasil está aberto a agricultores e pecuaristas mineiros, interessados em inscrever projetos destinados a facilitar a produção e o processamento de produtos agropecuários. As regras do concurso já estão disponíveis no site da Emater-MG.

Segundo o coordenador estadual da organização do evento, Waldyr Pascoal Filho, o Criatividade Rural tem como objetivo estimular, identificar e divulgar inovações tecnológicas para facilitar o trabalho do produtor rural. Ele salientou também a importância de serem projetos incentivadores de atividades sustentáveis. " importante que sejam projetos que tenham impacto positivo no campo social, econômico, cultural e ambiental do meio rural". Para Pascoal, o prêmio procura valorizar o produtor rural, incentivando a criatividade como meio de superar dificuldades e de facilitar as atividades diárias no campo.


Inscrições - Ainda conforme o coordenador da Emater-MG, somente poderão participar do concurso pessoas físicas, com projetos assistidos por técnicos de instituições públicas ou privadas e que prestem serviços de assistência técnica e extensão rural. Cada concorrente poderá inscrever apenas um projeto (invento), assinado por um único técnico responsável. As inscrições deverão ser encaminhadas em envelope postado nos Correios, para a avenida Raja Gabaglia, 1626, 4º andar, aos cuidados de Waldyr Pascoal.

Em 2012, o Prêmio Criatividade Rural teve 115 projetos inscritos. Desse total, cinco foram premiados: sistema de irrigação de baixo custo operacional (1º lugar); transportador enrolador e desenrolador de fota gotejadora (2º lugar); fatiador de açafrão (3º lugar); mão amiga (4º lugar); e beneficiador de café adapatado e produção de composto orgâncio à base de palha de café (5º lugar).

Os projetos premiados no passado foram respectivamente de produtores dos municípios de Curvelo (Adelson Pereira de Oliveira), São Francisco (Geraldo Ribeiro da Costa), Unaí (rick Antônio Aguiar dos Santos), Cataguases (Mauro Antônio Martins Gouveia) e Almenara (Alexandre Dias da Silva).



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Preço da pluma com tendência de alta

O mercado doméstico de algodão mostrou firmeza na segunda semana de julho. No CIF de São Paulo, a i...

Veja mais
Município busca marca regional

Com apoio da Faemg, iniciativa objetiva agregar valor à produção local, ampliando lucros. Os produt...

Veja mais
Produção de trigo do país terá expansão

Estimativa é de que área plantada do cereal deverá crescer 5,9% nesta safra em relaçã...

Veja mais
4ª edição da SUPERBAHIA começa hoje

Organizadores esperam receber cerca de 10 mil visitantes e uma geração de negócios em torno de R$ 3...

Veja mais
Variedades de frutas produzidas em Minas ganham o mercado externo

Produtores de manga, limão e banana se qualificam para atender a demanda e conquistam o paladar dos europeusO mov...

Veja mais
O arroz nosso de cada dia, e com bom preço

Se há algo de que os produtores de arroz não poderão reclamar neste ano é do preço do...

Veja mais
Coop abre posto de combustível

Com investimentos na ordem de R$ 1 milhão, a Cooperativa de Consumo (Coop) abriu na última sexta feira (11...

Veja mais
Tnuva, de Israel, estuda ir à bolsa

Controlada pela gestora Apax Partners, a Tnuva Food Industries, maior fabricante de alimentos lácteos de Israel, ...

Veja mais
Dólar é maior preocupação do novo presidente da Bic no Brasil

O dólar é a maior preocupação para o comando da Bic no Brasil. A multinacional francesa proj...

Veja mais