A fabricante e varejista de moda Hering começou julho diante de um cenário de incertezas e já projeta desaceleração do seu crescimento no terceiro trimestre. "Está difícil ler o comportamento do consumo", disse Frederico Oldani, diretor financeiro da companhia.
A companhia reportou ontem lucro líquido de R$ 88,8 milhões, alta de 4,2% em relação a um ano antes. Na mesma comparação, a receita líquida da subiu 13,8%, para R$ 435 milhões.
O resultado final ficou acima do esperado por analistas ouvidos pelo Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor. Na média, Brasil Plural, Votorantim, JP Morgan e HSBC projetavam queda de 4,5% no lucro líquido.
No entanto, as vendas "mesmas lojas" da empresa caíram 1,2%, abaixo do crescimento de um dígito baixo previsto pelos analistas. A performance do indicador, que compara o desempenho de pontos de venda abertos há pelo menos um ano, foi particularmente ruim porque ocorreu sobre uma base fraca. No mesmo período do ano passado, as vendas mesmas lojas recuaram 3,9%.
Já o lucro antes dos juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) veio em linha com as projeções, subindo 6%, para R$ 116,65 milhões, com queda de dois pontos percentuais na margem.
Segundo Oldani, no terceiro trimestre a Hering crescerá menos do que no segundo, mas a diminuição de ritmo "não será radical". Para ele, o cenário de consumo está "difícil de ler". O executivo disse que a Hering teve bom desempenho de vendas até o Dia das Mães, quando foi surpreendida por uma,forte desaceleração. "A onda de protestos se somou a ambiente que já estava ficando mais fraco".
Oldani disse que os clientes multimarcas e os franqueados da rede estão hoje normalizando os seus estoques por meio de promoções. "Os clientes encerraram o segundo trimestre com nível [de estoque] um pouco mais elevado do que o esperado", disse. Por causa disso, afirmou o executivo, a Hering aposta num nível menor de vendas de julho a setembro.
Segundo Oldani, as oscilações do câmbio deixam o cenário ainda mais incerto. "Estamos observando em que patamar ele [o câmbio] vai se estabilizar para definir a nossa estratégia em importações e composição das coleções".
Oldani afirmou que a companhia poderá recuperar sua margem operacional no segundo semestre, mas ele não espera expansão no acumulado de 2013. Uma melhora da margem bruta deve ser compensada pela normalização das despesas com participação dos resultados, disse.
Apesar das adversidades, a empresa reiterou a meta de abrir 77 lojas Hering Store e 30 Hering Kids no ano. Por ora, Oldani não recuo no interesse dos investidores pelas franquias da rede.
Veículo: Valor Econômico