Uma reportagem do Financial Times revelou que a idade chegou para a boneca Barbie. As vendas da boneca da Mattel caíram 12% no trimestre passado, enquanto as meninas estariam voltando a atenção para figuras mais radicais, de acordo com o jornal britânico.
O segundo trimestre deste ano teria sido o quarto consecutivo de queda para a Barbie. A Mattel, maior fabricante mundial de brinquedos pelo critério de faturamento, anunciou lucro inferior às expectativas no segundo trimestre, em boa parte por causa da boneca. O faturamento da empresa também caiu. Com a divulgação do resultado, as ações da fabricante Mattel caíram 6,8%.
Bryan Stockton, presidente-executivo da companhia, disse que as vendas da Barbie foram prejudicadas em parte por outros produtos da Mattel, especialmente a linha popular de bonecas Monster High, que retrata alunas góticas e grotescas de uma escola de segundo grau. Mas a empresa não vai abandonar suas operações da Barbie, iniciadas 54 anos atrás.
O analista da BMO Capital Markets, Gerrick Johnson, diz ter ouvido falar de meninas que expulsaram Barbies de suas casas de bonecas para abrir espaço à linha Monster High.
Segundo ele, as vendas da linha Barbie nos EUA caíram 50% desde 2000, declínio que deve muito ao lançamento das bonecas Bratz, da MGA Entertainment. O produto rival causou uma batalha de direitos de propriedade intelectual entre as duas empresas, que a Mattel perdeu.
– Parece que começa um declínio cíclico da Barbie – afirmou Johnson, analista que acompanha o setor.
O presidente-executivo da Mattel afirmou que a boneca “ainda se enquadra bem aos modelos de aspiração que meninas gostam de seguir” e que a companhia lançará produtos eletrônicos relacionados à Barbie no fim deste ano. No Brasil, as vendas da boneca teriam crescido, mas a empresa não divulgou os números.
Veículo: Diário Catarinense