Alimento é grande vilão da alta do IPC de Ribeirão em 2008

Leia em 2min 20s

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou ontem que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em 2008, em Ribeirão Preto, foi de 3,85%. A inflação na cidade do interior paulista no ano passado foi um ponto percentual (pp) menor que os 4,85% do IPC de 2007 e 2,31 pp mais baixo que os 6,16% registrados em 2008 na cidade e São Paulo. O levantamento é feito pela Fipe em conjunto com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas (Nepe), do Instituto Moura Lacerda.

 

Os alimentos foram os principais responsáveis pela alta no IPC em Ribeirão Preto no ano passado. O grupo Alimentação teve alta de 10,83% e ainda registrou as cinco maiores altas individuais. O pão francês, com aumento de 23,3% e contribuição de 0,63 pp no índice geral, foi o produto que mais impactou no IPC do município. Em seguida vieram leite, com 16,8% e 0,51 pp de contribuição; acém (36,59% e 0,38 pp), arroz (32,08% e 0,32 pp); e contra-filé (44,66% e 0,22 pp).

 

Já os grupos Habitação e Vestuário, que registraram índices negativos de, respectivamente, 1,24% e 1,48% em 2008, foram os que mais contribuíram para segurar a inflação de 2008 medida pela Fipe em Ribeirão Preto. As maiores quedas individuais foram o automóvel novo, de 2,57% e contribuição de -0,18 pp, alface (-50,4% e -0,15 pp) e gasolina (-3,13% e -0,11 pp).

 

A deflação de 0,04% registrada no mês de dezembro pela Fipe e pelo Nepe em Ribeirão Preto também contribuiu para que o IPC de 2008 na cidade fosse menor que o índice do ano anterior e que o de São Paulo.

 

No último mês do ano passado, os grupos Vestuário, Transporte, Saúde e Habitação registraram quedas de preços, enquanto Alimentação, Despesas Pessoais e Educação apontaram altas.

 

Para Anderson Salvador Romanello, pesquisador do Nepe e professor do Instituto Moura Lacerda, não é possível comparar o IPC de São Paulo com o de Ribeirão Preto por causa da diferença de tamanho entre as duas cidades e de peso dos produtos no cálculo dos índices, entre outros fatores. Ele considera natural a queda da inflação no município do interior paulista, enquanto de uma maneira geral houve o maior aumento de preços desde 2004. "Não foi o caso nosso, mas também não foi uma surpresa. Seria surpreendente se houvesse uma discrepância total, o que não ocorreu", disse.

 

Poder público

 

A prefeita Dárcy Vera anunciou nesta segunda-feira, 12 de janeiro, as metas para os 100 primeiros dias da Administração Municipal. Foram definidas dez prioridades que serão implementadas neste período com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos para a população.

 

Veículo: DCI


Veja também

Rede Teca abre loja própria em São Paulo

Com mais de 26 anos no mercado, a empresa Teca Produtos de Papelaria fabricante de produtos de papelaria, inaugurou h&aa...

Veja mais
Receita da Hering cresceu 44% no quarto trimestre de 2008

A catarinense Cia. Hering, uma das maiores empresas de confecção e varejo de vestuário no Brasil, a...

Veja mais
Rede Federzoni investe na remodelação visual da loja

A rede de supermercados Federzoni, que atua na região metropolitana de São Paulo, iniciou neste mês ...

Veja mais
APM Terminals planeja investir até US$ 700 milhões no Porto de Santos

A APM Terminals, terceira maior operadora de contêineres em escala mundial, planeja instalar-se no porto de Santos...

Veja mais
Curaden investe em novo canal de vendas

Refrigerante, café, DVD, doce, salgadinho e preservativo são produtos facilmente encontrados em "vending m...

Veja mais
Produto barato faz Metro faturar mais

Metro, a varejista alemã, sinalizou ontem que não deverá conseguir cumprir a meta prevista para o l...

Veja mais
Comper vai ampliar o negócio de atacarejo

O grupo Comper vai priorizar neste ano a abertura de unidades da rede Comprefort, o seu modelo de atacarejo, modelo de l...

Veja mais
O fio do maiô

O país da moda praia atrai investimentos também em matéria-prima para atender as marcas. A fá...

Veja mais
Movimento de algodão

Uma "escopetarra" é a estampa da vez na Hering. Decifrando: trata-se de um fuzil que transformou-se em guitarra e...

Veja mais