Brasileira Zatix quer ocupar terceira posição no mundo

Leia em 2min 20s

Após concluir o processo de fusão, a Zatix, empresa de monitoramento e rastreamento de cargas e veículos, se prepara para ocupar o terceiro lugar entre as maiores empresas do setor mundo nos próximos cinco anos. O vice-presidente comercial da empresa, José Melo, disse que a meta é deter cerca de 2 milhões de clientes até 2013.

 

"Nosso plano é ousado, mas factível. A ideia é ter unidades em lugares estratégicos no mundo, como América Latina, Europa e Ásia. Temos expertise e tecnologia para isso", disse Melo.

 

A companhia nasceu da união da OmniLink Tecnologia, Graber Rastreamento e Teletrim, com a participação do fundo de investimentos Pátria Investimentos. O processo se iniciou em agosto de 2008 e toda fusão durou cerca de cinco meses.

 

A empresa tem cerca de 250 mil clientes e no ano passado faturou R$ 230 milhões. O executivo explicou que o rastreamento de carga representa 50% da receita apurada no ano passado. A outra metade é dividida em 40% para rastreamento de frota e 10% de veículos particulares.

 

"Para este ano, a meta é crescer 30% tanto no faturamento quanto na base de clientes. Mesmo com a crise financeira atual, abrimos várias frentes. Agora, podemos atuar com mais força, o que justifica essa estimativa de crescimento", ressaltou Melo.

 

Segundo ele, com a união das três empresas, que atuavam em mercados distintos, a Zatix poderá ter produtos, tanto para rastreamento e gerenciamento de carga, quando para veículos.

 

"Como o segmento de cargas deverá ter uma queda, com o ritmo menor da economia brasileira, surge a oportunidade de aumentarmos nossa participação no mercado de rastreamento de veículos, principalmente particulares com a lei que entra em vigor em agosto, que obriga todas as montadoras a instalarem rastreadores nos carros novos", afirmou o executivo.

 

De olho no mercado

 

Melo explicou que a legislação prevê que 20% dos carros saiam de fábrica com dispositivo para rastrear, 30% dos caminhões e 5% das motos. "Em agosto de 2010 todos os carros e caminhões sairão com rastreadores de fábrica e isso vai aumentar muito a oportunidade para as empresas desse setor", disse.

 

Além do crescimento orgânico do mercado, o que sustenta a expectativa de aumento do faturamento, a Zatix prevê aquisição de empresas menores no Brasil. "Há muitas companhias que nos interessam que atuam em mercados estratégicos para a nova empresa", afirmou Melo não informando qual empresa será comprada pelo grupo. "Posso dizer que estamos atentos". Hoje, o mercado brasileiro conta com uma frota de 1 milhão de veículos rastreados.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Lula sanciona lei que cria "RG" para rastrear medicamentos

Principal objetivo é combater falsificação e roubo, diz Anvisa   O presidente Luiz In&aacut...

Veja mais
Carrefour e Gerdau fecham parceria para coleta ecológica

Para estimular a população a respeito do consumo consciente, o líder do setor supermercadista no Br...

Veja mais
Arroz e feijão são as novas vítimas do clima nesta safra

O arroz e o feijão engrossam a lista de produtos que terão perdas expressivas na próxima safra em c...

Veja mais
Argentina tem menor safra de trigo em 20 anos

Os problemas provocados pela estiagem prolongada e pelas altas temperaturas levaram a safra de trigo na Argentina ao men...

Veja mais
Déficit mundial de açúcar inverte mercado e preços sobem

A promessa de que o déficit mundial de açúcar iria elevar os preços e inverter o mercado - a...

Veja mais
Merck Sharp & Dohme

A empresa farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD) contratou David de Pinho Filho para o cargo de diretor de ven...

Veja mais
Pfizer

Marcelo Gilioli é o novo gerente sênior de assuntos legais da Pfizer. Formado em Direito e Administra&ccedi...

Veja mais
Lucro

O Carrefour, segunda maior rede de supermercados do mundo, reduziu sua previsão de aumento do lucro para 2009 de ...

Veja mais
Positivo muda o foco de vendas

A paranaense Positivo Informática - maior fabricante de computadores do País - vem transferindo o foco de ...

Veja mais