Para estimular a população a respeito do consumo consciente, o líder do setor supermercadista no Brasil Carrefour lançou, junto da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e da Gerdau, o Projeto Estação de Reciclagem, que coletará materiais como latas de aço, plástico, papel, vidro e óleo pós-consumo e destiná-los para cooperativas associadas localizadas próximas às lojas da supermercadista. Até o fim do ano, 16 estações estarão em operação, e a meta é atingir 153 lojas da rede com o serviço.
A ação terá enfoque especial no público infantil, que nesta primeira etapa terá com um módulo que será utilizado para receber doações de livros e brinquedos. "A expectativa é coletar 3,5 mil toneladas de resíduos este ano. Com isso, acreditamos que cada vez mais pessoas reconhecerão a embalagem de aço e atestarão sua característica 100% sustentável", disse Thais Fagury, gerente executiva da Abeaço. O projeto também envolve a promoção de workshops para cerca de quatro mil crianças das escolas do entorno das lojas para trabalhar a educação ambiental.
Segundo a companhia, a ação será divulgada nas lojas Carrefour displays presos aos carrinhos, adesivos de piso, distribuição de folhetos, mensagens na rádio, TV Carrefour e nos tablóides além de adesivo nas cancelas das lojas. Mensalmente durante o projeto, cerca de 150 mil pessoas por loja terão acesso às informações sobre reciclagem.
"O investimento social privado é uma prática essencial para o desenvolvimento sustentável", ressaltou Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour.
Receita
A rede francesa Carrefour registrou aumento de 1,9% para 25,74 de euros bilhões (US$ 33,67 bilhões) na receita global do quatro trimestre de 2008, ante os 25,57 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. O resultado ficou próximo do esperado pelos analistas consultados pela Dow Jones, de 25,91 bilhões de euros.
A receita de todo o ano de 2008 aumentou 5,73%, para 97,56 bilhões de euros, de 92,27 bilhões de euros em 2007, e a companhia confirmou sua diretriz (guidance) para 2008. Nos mercados "em crescimento", que excluem França, Espanha, Itália e Bélgica, as vendas aumentaram 11,8%.
Veículo: DCI