Fabricantes de chocolate investem para ampliar presença no mercado

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O apetite dos consumidores de chocolate nunca foi tão testado como atualmente. Apenas no ano passado, a produção deste item aumentou 3,1% ante o mesmo período de 2011, enquanto as vendas registraram um crescimento de 2,9%, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Atentas a essa movimentação, empresas como a multinacional argentina Arcor e a brasileira Vonpar Alimentos reforçaram seus investimentos para ampliar sua presença no mercado nacional, atendendo a novas regiões.

Na última semana, a Arcor lançou duas novas versões dos seus tabletes familiares: o Amargo 70% Cacau e o Chocolate Mesclado (fusão entre chocolate branco e o meio amargo). O reforço na linha de tabletes vem acompanhado pelo desejo de abocanhar uma fatia maior dentro de um segmento de mercado responsável por movimentar cerca de R$ 4,5 bilhões por ano.

Atualmente, a argentina é responsável por 7% das vendas realizadas neste setor. Além disso, cerca de 36% do seu faturamento vem da comercialização de tabletes. "Por coincidência, essa categoria é responsável por 36% das vendas realizadas pelo mercado de chocolates em geral. Dessa maneira, resolvemos reformular a embalagem também, para integrar nosso produto à marca mãe Arcor, para que as pessoas conheçam todo o nosso portfólio", disse a diretora de marketing da Arcor do Brasil, Loredana Mariotto.

O lançamento dos novos produtos também integra a estratégia da empresa de alcançar um faturamento de R$ 1,8 bilhão até 2016, reunindo todos os segmentos nos quais atua.

Para viabilizar essa meta, a companhia está investindo, desde 2012, R$ 50 milhões na fábrica de Bragança Paulista (SP), com objetivo de alcançar um crescimento de 22% na divisão de chocolates neste ano.

Para isso acontecer, a Arcor está apostando pesado em marketing, com o intuito de apresentar seu amplo portfólio para novos consumidores. "Nosso grande desafio para os próximos anos está relacionado com a questão logística. Precisamos alcançar novos pontos de venda, além de tornar nossa distribuição mais horizontal e não tanto vertical", afirmou o diretor-geral da Arcor do Brasil, Oswaldo Nardinelli.

Em 2013, os investimentos em propaganda devem ultrapassar a casa dos R$ 50 milhões, com 50% deste valor sendo destinado para a promoção dos itens que integram a divisão de chocolates.

No ano passado, a companhia registrou faturamento de aproximadamente R$ 1,1 bilhão no Brasil, enquanto sua arrecadação global somou US$ 3,3 bilhões.

A brasileira Vonpar Alimentos, fabricante das linhas de chocolates das marcas Neugebauer e Mu-Mu, também investiu na construção de uma nova fábrica em Arroio do Meio (RS), para recuperar o espaço perdido na Região Sudeste - principalmente Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo - além de atender melhor a Região Nordeste do País.

"A marca Neugebauer ficou muito conhecida em todo Brasil no início da década de 50 e 60, quando ninguém ainda pensava em atender o Nordeste. Depois, a empresa passou pelas mãos de três donos diferentes que não investiram no parque fabril, tornando-o obsoleto", explicou o diretor executivo da Vonpar Alimentos, Claudio Fontes.

Nesse período, a empresa se limitou a atender apenas os mercados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Após sua aquisição pela Vonpar Alimentos, os investimentos retornaram, assim como o desejo de ampliar sua presença em novas áreas.

Com investimento de aproximadamente R$ 180 milhões, a nova unidade fabril da companhia - voltada apenas para a produção de chocolates - deve operar com capacidade total no final de setembro deste ano.

"Já iniciamos a produção em Arroio do Meio. Atualmente, temos duas linhas de tabletes sendo fabricadas lá. Também já desativamos nossa antiga unidade em Porto Alegre", disse Fontes.

Na capital gaúcha, a empresa produzia 500 toneladas de chocolate por mês. Já na nova fábrica, esse número subirá para 2 mil toneladas por mês. O aumento na produção e o lançamento de novos itens também deve alavancar em 20%, o faturamento da empresa neste ano, na divisão de chocolates. Em 2012, a categoria somou aproximadamente R$ 115 milhões, enquanto o grupo Vonpar Alimentos registrou um lucro de R$ 350 milhões como um todo.

Para marcar presença em novas regiões, a companhia também já começou a montar dois centros de distribuição: um em Jaboatão dos Guararapes, na região da Grande Recife; e outro em Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Já em marketing, a empresa investirá cerca de 3% do seu faturamento anual.



Veículo: DCI


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