As câmeras hoje vigiam a loja e ajudam nas vendas

Leia em 1min 30s

As câmeras de segurança já não são só para vigiar os malfeitores. Agora, elas também são ferramentas de marketing para as pequenas empresas.

Uma série de novas tecnologias está permitindo que os donos de lojas usem suas câmeras de segurança e gravadores de vídeo digital para afiar a promoção de produtos e dar impulso às vendas.

Os novos serviços ajudam a coletar dados sobre como e onde os clientes gastam mais tempo em uma loja e como a distribuição do espaço impede ou ajuda o fluxo do tráfego, além de dados demográficos dos visitantes. Logo, os proprietários podem obter uma análise dos dados organizada em listas de estatísticas, gráficos ou mapas, para descobrir se a loja deve ser reorganizada ou se os horários dos funcionários precisam ser alterados. Eles também podem usar o sistema para manter um olho nos negócios enquanto estão fora.

A ideia por trás desses sistemas não é nova. Mas alguns serviços que estão sendo lançados nos Estados Unidos hoje - como Prism, RetailNext e Scene Tap - são bem mais acessíveis para pequenas empresas. A tecnologia trás outra vantagem: em vez de usar equipamentos especializados, os novos sistemas utilizam o serviço de armazenagem na nuvem aproveitando equipamentos de segurança já existentes.

"Tinha cerca de 15 câmeras instaladas e um DVR, que nunca usava", diz Ivor Bradley, proprietário de um café e um restaurante em San Francisco. "Eles estavam lá apenas para efeito de segurança, em caso de algo acontecer."

Hoje, Bradley usa o Prism para monitorar os negócios enquanto está fora. Ele estuda onde os clientes vão e o que estão comprando para ter uma ideia dos padrões de compra. O sistema já ajudou a reduzir pela metade o tempo de espera de clientes na hora do almoço.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

GPA negocia novo modelo da PA Publicidade

Um processo sigiloso de mudança no modelo de comunicação do Grupo Pão de Açúca...

Veja mais
Consumo feminino: Tentação na hora das compras

As mulheres do Nordeste são mais tentadas às novidades na hora das compras se comparadas às das dem...

Veja mais
Milho vai perder espaço para a soja em 2013/14 no PR

A poucas semanas do início do plantio de verão da safra de grãos de 2013/14 no Paraná, o per...

Veja mais
LBR foi 'falha de diagnóstico', admite BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) cometeu uma "falha de diagnóstico" nos inves...

Veja mais
Confiança do comércio cai 2,8%, aponta FGV

Após leve recuperação do comércio, a confiança do setor ainda não demonstra si...

Veja mais
Vendas de máquinas digitais caem 12,1% no 1º semestre

Os profissionais do mercado de imagem são unânimes: nunca se fotografou tanto, mas nunca se vendeu tã...

Veja mais
Trigo: Preço volta a subir no mercado interno

O preço do trigo voltou a se recuperar. A baixa qualidade do produto que está sendo colhido no Paran&aacut...

Veja mais
Algodão 'safrinha' deve roubar área do milho

O algodão deve roubar a cena na segunda safra 2013/14. Embora o plantio ainda esteja distante, o aumento de &aacu...

Veja mais
Produtores querem barrar alho chinês; importador fala em aumento de preço

Produtores e importadores de alho estão em pé de guerra por causa do produto vindo da China. Os agricultor...

Veja mais