Representantes da indústria de biscoitos e de massas se reuniram ontem em São Paulo com empresários da Turquia para negociar a importação de farinha de trigo daquele país. A tonelada de farinha de trigo importada dos fornecedores turcos sairia em média US$ 450, mais o imposto de importação, de 12%.
"Essa faixa de preço é interessante. A farinha que vai do Paraná a São Paulo chega a R$ 1,2 mil por tonelada, em média", diz Cláudio Zanão, presidente da Abima, associação dos fabricantes de massas. Lideranças da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (Anib) também participaram da reunião.
A farinha de trigo representa 40% do custo do biscoito e 60% do macarrão. A quebra nas safras da Argentina, do Paraná e a alta do dólar encareceram o insumo no Brasil.
Segundo Alexandre Colombo, presidente da Anib e diretor da fabricante Piraquê, as vendas de biscoitos devem encerrar 2013 empatadas em volume com 2012. Em receita, deve haver alta de 8%, devido ao repasse da inflação aos preços.
"Estamos analisando se sai mais barato trazer a farinha da Turquia, pagar todo o frete e os impostos, do que comprar aqui no Brasil", diz Colombo. Nenhum negócio foi fechado e outra reunião ocorrerá em outubro em Istambul.
Veículo: Valor Econômico