Brasil manterá importação de trigo dos EUA

Leia em 2min 50s

O excedente exportável de trigo dos países do Mercosul deve ser novamente inferior à necessidade de importação do Brasil na safra 2013/14. Segundo estimativa da consultoria Safras & Mercado, o bloco deve ter 6,85 milhões de toneladas do cereal disponíveis para exportação, enquanto o Brasil precisará de pelo menos 7,4 milhões de toneladas para seu abastecimento interno. Se esse volume se confirmar, será a maior importação brasileira de trigo desde o ciclo 2006/07.

Nos últimos dois ciclos, a produção brasileira foi frustrada por problemas climáticos. Neste ano, o potencial produtivo, de 5,8 milhões de toneladas, foi reduzido em pelo menos 1,6 milhão devido a perdas por geadas no Paraná. Mas o principal fornecedor brasileiro, a Argentina, também foi recentemente afetado por baixas temperaturas e pode ter um menor volume para exportar pelo segundo ano consecutivo.

Neste ano, o Brasil conseguiu efetivamente importar 2,5 milhões de toneladas da Argentina, 1 milhão de toneladas a menos do que no ano anterior. Por isso, o governo liberou a importação de fora do Mercosul sem o recolhimento da Tarifa Externa Comum (TEC), de 10%. A tendência é de que esse cenário se repita nos próximos 12 meses.

Devido à escassez do cereal no Brasil e na Argentina, o governo brasileiro liberou, desde abril deste ano, a importação de 2,7 milhões de toneladas de fora do Mercosul, sem a cobrança da TEC. "Neste momento, os moinhos estão solicitando autorização do governo para trazer mais 600 mil toneladas", diz o presidente do Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo, Christian Saigh, que estima que a necessidade de importação do Brasil nos próximos 12 meses será de 7 milhões de toneladas.

Nas estatísticas do comércio exterior do Brasil, o trigo de fora do Mercosul, sobretudo o americano, já é destaque. Entre janeiro e agosto deste ano, o país importou no total 4,6 milhões de toneladas do cereal, dos quais 30%, ou 1,4 milhão de toneladas, dos Estados Unidos, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC). No mesmo período do ano passado, a compra de cereal americano foi menor que 32 mil de toneladas.

O efeito das geadas nas lavouras argentinas ainda é desconhecido. Mas a Safras & Mercado reduziu em 1,5 milhão de toneladas, a 11,5 milhão de toneladas, sua estimativa para a produção do país vizinho. "Há agentes no mercado que especulam que haverá uma redução de até 3 milhões de toneladas", diz o especialista da consultoria, Élcio Bento. Novas geadas estão previstas para ocorrer na Argentina nos próximos dias.

Segundo Saigh, em setembro, o preço do trigo argentino para entrega em janeiro já subiu 10%. No mercado interno, afirma ele, a escassez também mantém as cotações muito elevadas no Paraná, onde a tonelada não chega no moinho em São Paulo por menos de R$ 1,12 mil (com frete e imposto estadual).

Com perdas climáticas também no Paraguai, a consultoria estima uma queda de, pelo menos, 3 milhões de toneladas na produção do Mercosul, que deve ser de 18,5 milhões de toneladas, ante a previsão inicial de 21,5 milhões de toneladas.

O trigo gaúcho também foi alvo do frio intenso em 18 e 19 de setembro. Mas as ocorrências foram avaliadas como de baixa intensidade, segundo o sócio da Pila Corretora, Valdiner Fagundes. "O fator-chave será o clima até 15 de outubro", diz.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Profarma adquire 40% da Prodiet Farmacêutica

A distribuidora de medicamentos Profarma anunciou a aquisição da participação de 40 % da Pro...

Veja mais
TNG prepara linha infantil e ainda busca investidor

A varejista de moda TNG traçou um plano para acelerar sua expansão em 2014 não apenas com abertura ...

Veja mais
Coca-Cola fica atrás de Apple e Google em valor de marca

A Coca-Cola perdeu o posto de marca global mais valiosa, pela primeira vez nos 14 anos em que a consultoria Interbrand p...

Veja mais
Fini lança nova embalagem para os seus produtos

Além das campanhas on e off-line, a Fini programou para este ano uma série de lançamentos em comemo...

Veja mais
Jeito Caseiro inaugura fábrica

Projeto da nova unidade contou com um investimento de R$ 4,5 milhões, financiado junto ao Indi.A Jeito Caseiro In...

Veja mais
Chega ao mercado Milnutri, novo composto lácteo da Danone

A Danone Baby lança seu novo composto lácteo Milnutri, que contém, segundo a empresa, a maior conce...

Veja mais
Nestlé lança papinhas sabor iogurte

A Nestlé lançou Nestlé Yogo, a primeira papinha com sabor de iogurte, desenvolvida para crian&ccedi...

Veja mais
Comércio eletrônico em destaque no dia 12

Conforme adiantado pelo DCI, as operações de varejo eletrônico estão mais otimistas para as v...

Veja mais
Via Varejo quer entrar no Nível 2 de governança

O Conselho de Administração da ViaVarejo aprovou a solicitação de listagem da companhia no n...

Veja mais