Depois de três meses de avaliações, a multinacional americana Mondelez - companhia resultante da cisão dos negócios da fabricante de alimentos Kraft Foods há um ano -, finalizou a seleção das cinco companhias iniciantes de tecnologia que participaram do programa Mobile Futures.
As companhias vão receber R$ 50 mil cada para desenvolver projetos na área de mobilidade que reforcem o marketing dos produtos Bis, Club Social, Halls, Tang e Trident. A lista de selecionadas, que será divulgada amanhã, foi antecipada ao Valor.
O aplicativo para compartilhamento de experiências de vida, com lista de desejos e desafios com recompensas da Tysdo será usado no marketing da marca Halls. Já o chocolate Bis usará o sistema de envio de cartões postais para qualquer lugar do mundo da IPostal. Os sucos Tang terão a tecnologia de assistente virtual da Guile 3D. A marca Trident usará um programa de fidelidade desenvolvido pela Collact. O Club Social adotará um sistema que mistura realidade aumentada, geolocalização e redes sociais da Eyllo.
De acordo com Natacha Volpini, gerente de mídia digital da Mondelez Brasil, o programa no Brasil teve uma procura superior até à da edição realizada nos Estados Unidos no Vale do Silício, a principal referência no desenvolvimento de tecnologia no mundo.
Ao todo, diz Natacha, foram 100 inscritos no Brasil. Com a seleção das empresas, a Mondelez parte agora para o próximo passo, de desenvolvimento dos projetos. Serão 90 dias para colocar as ideias em prática. O processo será feito em parceira entre as empresas e os responsáveis por cada produto na Mondelez.
De acordo com Natacha, os projetos serão incorporados às estratégias de comunicação de cada produto em 2014. Até o fim do ano que vem, a companhia de alimentos poderá destinar mais recursos às companhias para que elas possam corrigir eventuais problemas nos aplicativos, ou acrescentar novas funcionalidades. A ideia, segundo a executiva é estabelecer relacionamentos de longo prazo com as companhias iniciantes.
O programa Mobile Futures faz parte de um esforço da Mondelez de criar uma cultura de desenvolvimento de produtos e estratégias de forma mais ágil, semelhante a uma companhia iniciante. "Queremos ter uma cultura empreendedora dentro da companhia. Afinal, nos enxergamos como uma empresa iniciante de grande porte por termos um ano de mercado e uma receita de US$ 35 bilhões em todo o mundo", disse Natacha.
Veículo: Valor Econômico