Essex e HSI focam em condomínios logísticos no Sul

Leia em 2min 20s

Com empresas cada vez mais terceirizando processos de transporte, armazenagem e distribuição, a procura pelos chamados condomínios logísticos cresceu significativamente nos últimos cinco anos. Neste mês, será inaugurada em Curitiba a primeira fase do maior empreendimento do tipo na região Sul. Com 144 mil m2 de área de armazenamento, construída em um terreno com 370 mil m2, o Ecopark Curitiba recebeu investimento de R$ 230 milhões.

O projeto foi desenvolvido pela incorporadora Essex e a gestora de private equity HSI (Hemisfério Sul Investimentos). Outro terreno de 140 mil m2 foi comprado pelos mesmos investidores na região de Araucária (PR), onde será construído outro condomínio, ainda sem previsão de entrega.

"O uso de condomínios logísticos é uma tendência forte dos últimos anos, principalmente por reduzir custos. Um condomínio sai mais barato do que ter um galpão isolado para armazenagem principalmente por reduzir custos com segurança, energia e pessoal", explica Jaime Emílio Galperin, diretor da Top Imóveis, responsável pela comercialização do projeto.

A primeira fase terá 54 mil m2 que serão ocupados por uma só empresa. Galperin não revelou o nome porque as negociações ainda estão sendo finalizadas.

A vantagem do empreendimento é a localização: no chamado contorno Sul, que dá acesso às principais rodovias que ligam a capital paranaense ao Sudeste, Centro-Oeste e outros Estados do Sul.

O Ecopark segue a tendência dos prédios verdes e está em processo de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que atesta a responsabilidade ambiental da construção. As medidas ecológicas adotadas - como aproveitamento da luminosidade natural com telhas prismáticas que absorvem a claridade e sistemas de conforto climático que renovam o ar seis vezes por hora - prometem reduzir despesas com água e energia. A modernidade, porém, terá custo: o aluguel no Ecopark é de R$ 20 o metro quadrado, 11% mais caro do que a média no mercado local.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), Pedro Moreira, a construção de condomínios logísticos deverá crescer mais nos próximos anos, já que existe um déficit em espaço de armazenagem em todo o país. Segundo Moreira, em um raio de 100 km na região de São Paulo existem hoje 10 milhões de m2 de armazenagem, mas seriam necessários mais 1,5 milhão de m2 para atender a demanda atual.

"As empresas estão cada vez mais focando em seus projetos produtivos e terceirizando a logística. Os condomínios dão mais flexibilidade para a indústria diminuir ou aumentar sua produção sem ter de construir estrutura de armazenagem e distribuição", diz.

Em todo o Brasil, o déficit chega a 25%. Novos empreendimentos estão sendo construídos próximo a Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Recife (PE). O maior condomínio do país fica em São Paulo e tem 250 mil m2 de espaço de armazenagem.



Veículo: Valor Econômico















Veja também

Mondelez escolhe "startups" parceiras

Depois de três meses de avaliações, a multinacional americana Mondelez - companhia resultante da cis...

Veja mais
Com alta de 31%, preço do litro do leite subirá ainda mais

Menor oferta por conta do clima e aumento de custos fizeram bebida ter escalada de valoresO consumidor ribeirão-p...

Veja mais
Caça a temporários: Contratações para o Natal devem crescer até 4% em BH

Apesar da perda de fôlego, contratações para o Natal devem crescer até 4% em BH. Em Minas, se...

Veja mais
Varejistas alertam que paralisação assusta compradores

Os varejistas dos Estados Unidos estão se juntando ao debate sobre a paralisação do governo norte-a...

Veja mais
Preço no comércio eletrônico recua em setembro

Os preços dos produtos vendidos por meio do comércio eletrônico caíram em média 0,34% ...

Veja mais
Pequeno comércio sente mais a greve de bancos

Os pequenos comerciantes deverão enfrentar de forma bem mais severa as consequências do impasse - ainda n&a...

Veja mais
Preço permanece em queda nas lavouras

O preço do feijão continua em baixa nas lavouras. Segundo pesquisa da Folha, o carioquinha tipo 1 extra fo...

Veja mais
Produção industrial pode ficar abaixo de 1% e pressionar PIB

A estagnação registrada na produção industrial no mês de agosto ante julho deste ano e...

Veja mais
98% dos brasileiros acessarão a internet pelo celular até 2017

Cerca de 53,5% dos brasileiros com acesso à internet deve fazê-lo com um dispositivo móvel (tablets ...

Veja mais