O supermercado é o principal canal de compra de café para o consumidor brasileiro, mas o "atacarejo" vem ganhando relevância como ponto de distribuição. A avaliação faz parte de pesquisa sobre a mudança no perfil dos compradores e consumidores de café, realizada pela ACNielsen e divulgada ontem, no 21º Encontro das Indústrias de Café (Encafé), no Guarujá.
Conforme o estudo, 81% de todo gasto com café é feito em supermercado; 9% em mercearias e 5% no atacado. "O interessante é que o atacado, ou 'atacarejo', é o único segmento a apresentar crescimento (13%), contrastando com supermercado (-2%) e mercearia (-3%), informou a executiva de atendimento da ACNielsen, Roberta Cyrillo.
Conforme a pesquisa, o consumidor brasileiro de café, principalmente a classe C, costuma preparar a bebida com filtro de papel. As classes A e B também utilizam filtro de papel, mas têm à disposição outros acessórios, como cafeteiras e máquinas para doses individuais.
Veículo: Diário do Comércio - SP