As vendas da fabricante americana de produtos de higiene pessoal Colgate-Palmolive subiram apenas 1,5% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, para US$ 4,39 bilhões. Na América Latina, a receita caiu 2%, devido ao impacto cambial negativo em 11%.
Em volume, as vendas aumentaram 5,5% na América Latina e os preços subiram 3,5%. O Brasil está entre os mercados que mais contribuíram para o aumento no volume de vendas, e a companhia informou que ganhou participação de mercado em pasta de dente no país.
O lucro operacional da companhia na América Latina diminuiu 5% no terceiro trimestre, para US$ 358 milhões. O resultado foi afetado por maiores custos, principalmente na Venezuela. A fabricante também aumentou os gastos com marketing na região.
Na América do Norte, a receita subiu 1%. Na região que engloba Europa e Sul Pacífico, houve alta de 1,5%. A África e a Eurásia tiveram aumento de 2% nas vendas, e o maior avanço foi verificado na Ásia, com crescimento de 7%.
O número de unidades vendidas globalmente cresceu 5%, e os preços avançaram 1%, mas o câmbio de moedas estrangeiras gerou um impacto negativo de 4%.
As vendas orgânicas, que excluem impacto cambial, aquisições e alienações, cresceram 6% no mundo, puxadas pelos países emergentes, onde a alta foi de 9,5%, como na América Latina.
O lucro da companhia somou US$ 656 milhões no terceiro trimestre, um resultado praticamente estável em comparação aos US$ 654 milhões registrados um ano antes.
Veículo: Valor Econômico