Hering vê sinais de melhora na demanda

Leia em 2min 20s

Mais preparada para não repetir as falhas no abastecimento de lojas do Natal de 2012, a varejista de moda de Hering pode ter um quarto trimestre melhor do que o restante do ano. No terceiro, no entanto, os resultados da companhia ainda retrataram um consumidor com baixo apetite.

Frederico Oldani, diretor financeiro da Hering, disse que há alguns sinais de melhora na demanda, embora ele concorde que cenário de consumo permaneça "um pouco difícil" de modo geral.

A Hering reportou ontem lucro líquido de R$ 58,26 milhões no terceiro trimestre, um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado da empresa ficou abaixo das expectativas de analistas ouvidos pelo Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor. Na média, Bank of America Merrill Lych (BofA), Credit Suisse e Goldman Sachs projetavam alta de 18,8% no lucro líquido.

Na comparação anual, a receita líquida da Hering subiu 11,43%, para R$ 361 milhões, puxada pela lojas novas e vendas no canal atacadista.

Na rede Hering Store, as vendas "mesmas lojas" (critério que considera unidades abertas há pelo menos um ano) recuaram 2,4%, enquanto a maior parte dos analistas projetava estabilidade. Trata-se do terceiro trimestre consecutivo de queda no indicador na. "As vendas mostraram recuperação em julho, mas isso não se estendeu nos meses seguintes", afirmou Oldani.

Agora, a Hering está tentando se antecipar aos "headlines" positivos do cenário consumo, segundo Oldani. "A ideia é trabalhar para trazer os clientes de fim de ano o quanto antes às lojas", disse o executivo.

Oldani disse que o consumidor pode estar dando prioridade a outras categorias de produtos - como os da linha branca e marrom - estimulado pelo programa Minha Casa Melhor, do governo Federal. "Mas é difícil quantificar exatamente os impactos disso no setor [de moda]", afirmou o executivo.

No trimestre, a Hering conseguiu ampliar a sua margem bruta em um ponto percentual devido ao menor nível de liquidações em relação ao ano passado. Porém, por causa de despesas com provisionamento para plano de participação nos resultados, o ganho de rentabilidade não se estendeu à margem Ebitda. O indicador ficou estável, contrariando analistas que projetavam aumento entre 100 e 150 pontos base.

Para o executivo, as margens da companhia continuam sob pressão no curto prazo, por causa da inflação e do aumento dos custos com produtos importados.

Nas grandes redes de vestuário do país, os peças de fora do país chegam a superar 30% do portfólio das lojas e, mesmo com a dólar mais caro, as importações não cedem. As varejistas alegam que, em muitos casos, não existe substitutos de fabricação nacional.

Para minimizar os efeitos das oscilações do câmbio, a Hering fez uma operação de hedge cambial para se proteger até o inverno de 2014. Segundo Oldani, o dólar foi travado entre R$ 2,25 e R$ 2,30.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Brasil precisa inovar em brinquedos, diz executivo de rede

Para Héctor Núñez, da Ri Happy, preços altos e falta de investimento em inovaçã...

Veja mais
Rede Raia Drogasil terá mais lojas no NE

A RaiaDrogasil, maior rede de drogarias do país, estuda entrar em outros Estados brasileiros, e isso inclui a abe...

Veja mais
Netshoes prevê alcançar o lucro líquido em 2014

O fundador da Netshoes, Marcio Kumruian, acredita que a empresa vai atingir lucro líquido no próximo ano, ...

Veja mais
Receita da Grendene sobe 20% e lucro, só 2%

Apesar de continuar com forte crescimento nas vendas, a Grendene teve seu resultado no terceiro trimestre prejudicado pe...

Veja mais
Brasil prejudica Unilever na região

O crescimento das vendas da anglo-holandesa Unilever nos mercados emergentes - que representam mais da metade de sua rec...

Veja mais
DMCard faz parceria com o Pátria Investimentos para oferecer funding em sua operação de cartão de crédito

Pela parceria já foram realizadas duas grandes operações,totalizando um investimento superior a R$ ...

Veja mais
Novas granolas orgânicas ampliam linha GranPure

Embalagens 230 gramas nos sabores Banana e Cacau com Castanha do ParáRicas em fibras e fonte de proteínas,...

Veja mais
Sustento do leite em Minas: Emberé expande produção

Com recuperação dos preços do produtor até o varejo e demanda aquecida, as mineiras Itamb&ea...

Veja mais
Gillette e head&shoulders lançam coleção em homenagem aos 20 anos do legado de Ayrton Senna

Além de linha de produtos com embalagens especiais, empresa lança vídeo digital e promoç&ati...

Veja mais