A RaiaDrogasil, maior rede de drogarias do país, estuda entrar em outros Estados brasileiros, e isso inclui a abertura de novas unidades da empresa no Nordeste, segundo informou a companhia em encontro com investidores. A empresa já tem lojas na Bahia, mas avalia hoje operar em novos mercados na região. Segundo relatório da equipe de análise do J.P.Morgan, presente à reunião, a rede informa que a chegada em novos Estados nordestinos deve acontecer em 2014, com a abertura de 40 lojas. Procurada, a companhia não se manifestou.
O Valor apurou que a empresa pretende abrir de 30 a 40 lojas no próximo ano em regiões onde não atua ainda e naquelas em que acaba de entrar, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dentro desse projeto está inserido o plano de maior atuação no Nordeste. Ainda não teriam sido comprados pontos no local.
Um outro conjunto de lojas - de 90 a 100 unidades - serão abertas em 2014 nos dez Estados onde a empresa já possui unidades. Segundo balanço publicado no fim de junho, a rede tem 906 pontos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.
A companhia ainda ressaltou para investidores que continua com o plano de abrir em média, anualmente, 130 lojas. E um dos focos principais do novo presidente da RaiaDrogasil, Marcílio Pousada, no cargo há três meses, é manter o plano de abertura de pontos acelerado ao longo dos próximos quatro a cinco anos.
No primeiro semestre de 2013, foram inaugurados 61 pontos. De janeiro a junho, a rede soma quase R$ 3 bilhões em vendas líquidas, 14,5% de alta sobre igual período de 2012, e lucro de R$ 68 milhões, uma queda de 21%.
A rede informou no encontro que planeja terminar no próximo ano o processo de integração das operações de Raia e Drogasil para ter um único "sistema corporativo", como chama internamente (com uma operação logística única, que ainda não existe).
A respeito especificamente da unificação do sistema comercial, que começou ser feita mês passado - incorporando as práticas da Raia na base da Drogasil - a previsão é de finalizar esse processo no primeiro trimestre de 2014. Hoje, o sistema comercial da Raia já oferece aos consumidores descontos específicos no balcão com base no seu passado de compra, idade e sexo, segundo o J.P.Morgan.
"O sistema comercial da Raia é superior ao da Drogasil, oferece uma melhor interface com o usuário e pode dar um melhor apoio aos farmacêuticos e balconistas de vendas", informa o relatório. "O sistema automaticamente sugere o produto mais barato para o cliente e também fornece a melhor margem para a loja e permite uma melhor utilização de descontos".
Na avaliação de analistas do setor, com a conclusão da integração gerando novas quedas nos custos, as margens da companhia podem melhorar gradualmente. A margem bruta da rede passou de 28,1% de abril a junho de 2012 para 27% no mesmo período deste ano.
A varejista ainda reforçou no encontro que tem como um dos focos de trabalho o aumento da produtividade de vendas das lojas da Raia para reduzir a diferença que existe entre esses pontos e as lojas da Drogasil. Os planos da companhia para a rede Farmasil, modelo de loja criado neste ano para atender públicos de menor renda, também foram citados pela empresa na reunião com investidores. Atualmente, a empresa tem 11 lojas nesse formato e a companhia espera chegar a 20 unidades no primeiro trimestre de 2014.
Veículo: Valor Econômico