O final do mês outubro em São Paulo é marcado pelo início da temporada de compras para as festividades de fim de ano. A troca de coleção nos principais centros de compra popular e o aumento da oferta de decoração de Natal na Rua 25 de Março atraem turistas empreendedores que têm São Paulo como destino de negócios e consumo.
Segundo dados da União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências (Univinco), a partir de outubro o fluxo de circulação de pessoas passa dos habituais 400 mil diários para 800 mil, chegando a 1 milhão entre o final de novembro e dezembro. Quanto às perspectivas de venda, a expectativa é que haja um aumento de 15% na comercialização de artigos de Natal e presentes, em comparação com o ano passado.
A Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom Retiro, região famosa por vender roupas e acessórios de qualidade a preços acessíveis, também afirma um bom momento no período. A partir do mês de outubro a circulação passa dos habituais 70 mil diários para 100 mil. A expectativa é que haja um aumento de 6 a 8% das vendas comparado com o ano passado.
O secretário Municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), Marcelo Rehder, explica que o aumento no fluxo de compradores se reflete no fluxo turístico da cidade. "São Paulo é o principal destino de compras do país. Muitas grifes internacionais possuem sua sede brasileira apenas na capital paulista e, em contrapartida, os melhores preços podem ser encontrados aqui, em nossas ruas populares. Acabamos atraindo não só o consumidor final, mas também o revendedor que encontra na cidade produtos diferenciados. Para São Paulo, isso é ótimo.
Os turistas interessados em compras gastam mais na cidade, o que reflete não só no comércio e no turismo, mas em toda a economia", afirma. Um levantamento feito pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da SPTuris, no primeiro semestre de 2013, aponta que turistas interessados em comprar permanecem mais tempo hospedados nos hotéis da capital paulista.
Entre os quase 2.200 mil turistas pesquisados, 26% apontaram as compras como uma das principais atividades realizadas na cidade durante sua permanência.
Veículo: DCI