Para aumentar a fidelização de clientes mesmo atuando em lojas multimarcas, a empresa de vestuário Usina Jeanswear está apostando na expansão de microfranquias dentro de outras lojas. Denominada Indoor pela empresa, o modelo consiste em um pequeno espaço (corner) reservado exclusivamente a produtos da marca de roupas e acessórios.
A companhia cobra uma taxa simbólica de R$ 300 para montar o corner. Em troca, o varejista multimarca tem obrigação de manter o espaço funcionando e com produtos da Usina. O resultado tem sido positivo: as vendas da atacadista para multimarcas cresceram 236% desde que o projeto foi implementado, em outubro de 2012.
Segundo a diretora de marketing da Usina Jeanswear, Silvia Baptista, o projeto tem grande valor não apenas no acréscimo de vendas, mas também na construção da própria marca. "Temos a necessidade de trabalhar com o ponto de venda, e com essa microfranquia conseguimos melhorar a exposição e melhorar o giro para o cliente", afirma.
Hoje são 33 franquias Indoor presentes nos estados de São Paulo e Minas Gerais. "A projeção é encerrar 2013 com 50 corners e dobrar isso para 100 em 2014", comenta Silvia. "Atualmente estamos mais concentrados em São Paulo e Minas, mas o objetivo é aumentar esse raio de atuação para o norte, nordeste e sul. É preciso ter cuidado, porque acompanhamos todo o processo, fornecendo suporte e treinamento."
Além das microfranquias, o player está presente em mais de mil lojas multimarcas em todo o Brasil, e conta com duas lojas próprias, em São José do Rio Preto (SP) e em Passa Quatro (MG).
Veículo: DCI