Nas duas últimas semanas, o setor têxtil viu o aquecimento nas vendas, impulsionados pela realização dos principais eventos do setor, o Fashion Rio, que terminou na última sexta e o São Paulo Fashion Week (SPFW), que se estende até hoje. No Rio, a semana contou com um evento paralelo, o 13º Fashion Businnes, que fomentou uma bolsa de negócios durante os dias de desfiles. Já em São Paulo, a organização do SPFW estuda um formato para o evento, também estimule a área comercial dos expositores.
O saldo da edição carioca foi positivo, ainda que modesto. Foram R$ 376 milhões em vendas as lojas multimarcas do País um avanço de 1,6% em relação à edição anterior. Já as exportações, cresceram 2%, em um total de US$ 15 milhões comercializados. Ao todo, foram 93 compradores de 22 países. A FedEx foi uma das patrocinadoras do evento.
Potencial
Não é a-toa que as empresas de logística estão de olho no mercado têxtil carioca, de acordo com o resultado da pesquisa do Sistema Firjam, mesmo com a crise, o estado apresentou o melhor quarto trimestre dos últimos anos, nas exportações de confecções, com um incremento de 20% em 2008, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Veículo: DCI